Posted by Roberto A Categories: Marcadores:


Para quem não conhece, a Rhino é um "galho" da Warner, especializado em resgatar materiais que, de uma forma ou outra, ajudaram a escrever a história do rock.
Nos últimos 15 anos, a Rhino tem ganhado uma notoriedade maior por lançar box-sets: caixas de 4 cds (geralmente), com livretos, embalagem primorosa etc; abrangendo as partes mais emblemáticas, e, muitas vezes, tesouros escondidos, do rock.
Tudo começou em 1972, quando dois visionários: o executivo Jac Holzman, fundador da Elektra Records, e o músico, produtor e pesquisador Lenny Kaye; pegaram vários singles raros da então WEA (Warner, Elektra & Atlantic) que haviam saído na década anterior, e os compilaram sob a forma de um album duplo ( 2 elepês!). A coisa deu tão certo que 4 anos depois o material foi relançado pela Sire Records, sob o nome de "Nuggets: Original Artyfacts from the First Psychedelic Era, 1964–1968". Aliás, é bom lembrar que todo o conteúdo dessa série serviu de inspiração a uma corja que ajudou a criar o punk-rock: Iggy Pop & The Stooges, Ramones e The Cramps.
Os Nuggets foram uma ótima idéia, mas o negócio ficou por isso mesmo, até que no final dos anos 90 o projeto voltou com energias renovadas, desta vez com o conteúdo dos dois elepês e mais uma centena de bonus tracks em um box de 4 cedês, com um belo livreto escrito por Lenny Kaye ainda em 72! O porém nessa reedição ficou por conta de apenas o material dos dois elepês ser absolutamente obscuro, uma vez que 80% das faixas bonus um dia ficaram entre as 40 mais da parada norte-americana. Mas tudo bem! O que vale é como as coisas foram recompiladas e que isso chega muito bem aos ouvidos de um apreciador contemporâneo.
Das bandas que figuram por entre essa super coletânea, é bom dar uma conferida nas seguintes: THE SONICS e THE FABULOUS WAILERS (estes, avós do grunge!), 13th Floor Elevators (marco zero do rock psicodélico!), The Amboy Dukes (debut de Ted Nugent), ? & The Mysterians, The Stendells, The Third Bardo, Paul Revere & The Raiders e por aí segue...

Tamanho foi o sucesso, que a empreitada acabou rendendo a edição de mais quatro desdobramentos:


Nuggets II: Original Artyfacts from the British Empire and Beyond, 1964-1969



Caixa no mesmo esquema da Nuggets Americana, só que contendo bandas da Inglaterra e do resto do mundo. Aos que acham que conhecem metal, essa caixa pode desmentir muitos mitos, já que aí está a fina flor do freakbeat britânico, que também é o marco zero do que conhecemos por hard rock. Destaque para as inúmeras aparições dos membros do Led Zeppelin em várias bandas, para as primeiras gravações de David Bowie, Ronnie James Dio, Marc Bolan entre outros. Ah sim, tem também a faixa "Bat Macumba" com os Mutantes!


Love Is the Song We Sing: San Francisco Nuggets 1965-1970

Viadagens à parte, esse Nuggets é só com nomes da cena de San Francisco. A maior parte encabeçou a cena da canção de prostesto contra a guerra do Vietnã, sendo alguns dos nomes até bem conhecidos nossos: Countdown 5, Grateful Dead, Jefferson Airplane, Janis Joplin etc.


Hallucinations: Psychedelic Pop Nuggets from the WEA Vaults


É um cedê apenas, mas uma pedrada na cabeça! Pode-se dizer que este é um verdadeiro divisor de águas entre a psicodelia mais violenta, com requintes espacias, e o sunshine pop.


Come to the Sunshine: Soft Pop Nuggets from the WEA Vaults

Gande coletânea de sunshine pop! Tudo bem que eu acho um saco esse papo bicho grilo de Era de Aquarius, mas convenhamos que trata-se de uma coletânea indispensável para amantes do rock'n'roll!


Children of Nuggets: Original Artyfacts from the Second Psychedelic Era, 1976-1996


É um box que apresenta boa parte do legado Nuggets. Ou seja, bandas que ao longo de duas décadas tomaram como base o som daqueles que figuram entre os verdadiros Nuggets de '64 a '70. Grande ênfase bandas que encabeçaram estilos importantes do pós-punk: como o garage rivaval, o powerpop e o rock alternativo em geral.
Neste, podemos encontrar muita coisa de: Fuzztones, Cramps, Barracudas, The Nerves, The Plimsouls e até dos Wondermints; e muita banda australiana também: The Lime Spiders, The Stems, Hoodoo Gurus etc.

Texto: Max Merege, Colaborador do OCT Blog.

2 Comentario para NUGGETS

Geleia
21 de julho de 2008 03:04

Max, seu porra!!!!
Me grava isso aí!

21 de julho de 2008 18:25

Te vira, Geleia!

Pega pelo torrent! Aqui tem os linques:

NUGGETS BOX - vol 1
http://torrents.thepiratebay.org/4084249/Nuggets__Original_Artyfacts_From_The_First_Psychedelic_Era_%5BVBR%5D.4084249.TPB.torrent

UK NUGGETS:
http://torrents.thepiratebay.org/4306614/Nuggets__Vol__2__Original_Artyfacts_From_the_British_Empire___Be.4306614.TPB.torrent

SAN FRANCISCO NUGGETS:
http://torrents.thepiratebay.org/4013874/Nuggets_4_San_Francisco_Box_Set_.4013874.TPB.torrent

abs.

Materias

Comentarios

Sponsors