Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories: Marcadores:



Mais uma banda confirmada para abertura do show-tributo "Mutantes VS Secos & Molhados", produzido e que será executado pela cuiabana TIASQUES: Expresso Vinil, banda relativamente recente, mas que produz um som de ótima qualidade. A data em que participarão das homenagens é dia 19/3, no consagrado "Clube de Esquina".

Abaixo algumas palavras de Ney Arruda sobre o conjunto:


A cultura do blues é bem mais Mato Grosso

Na véspera do ‘feriadaço’ da Semana Santa conheci a Banda Expresso Vinil, afinadíssima

Ney Arruda
Especial para o Diário de Cuiabá

Sabe aquelas noites cuiabanas chuvosas, das quais, vamos sentir saudades em breve? Pois é, saímos por aí em busca de ouvir algo não ‘pasteurizado’ pela mídia. Essa história manjada da tal “cena musical” que ninguém vê direito. Mas rende pecúnia a alguns e prestigiam outros eleitos. Então, na véspera do ‘feriadaço’ de Semana Santa conheci a Banda Expresso Vinil. Puxa, eu estava super bem acompanhado: minha esposa e uma simpática amiga do casal que curte a boemia na “Verdi Capi”. E não é que os carinhas fazem um som de ‘responsa’! Mandam muito bem uma ‘bluzera’ afinadíssima. Bati um ‘plá’ com eles no Blues Moto Bar degustando umas geladas. Nisso, marcamos de conversar por correio eletrônico. O jovem grupo foi fundado em setembro de 2008.

De cara, achei bastante original e criativo o nome da banda: Expresso Vinil. Perguntei pra turma, qual o significado desse batismo. Eles me disseram que todos gostam muito de ouvir vinil, o nosso ‘LP’. O nome da banda surgiu através de uma idéia que o Breno (guitarrista) teve ao unir o nome do filme: "Expresso da Meia Noite" com a influência de bandas das antigas, fazendo assim uma referência ao "vinil”. Não sei se foi o sedutor “sabor da cerva”, mas a banda não faz só blues. Claro que ouvimos clássicos como John Lee Hooker, Buddy Guy, B.B. King, mas também fomos agraciados com o ‘deus’ Eric Clapton. E outros como Elvis e Beatles. A gurizada então me falou que basicamente eles procuram fazer um som com todas as leituras musicais e assim como o blues, o rock and roll é uma das principais inspirações. Além disso, articularam que o rock veio do blues. Sugeriram que os Beatles e Elvis são exemplos disso, pois tem muito de blues na discografia de ambos.

Eles mandam avisar que a banda é nova. Por isso lá se foram somente algumas apresentações no agradável bar com ares internacionais dos motociclistas. Ainda não houve tempo pra organizar um evento maior com outras bandas. Mas os integrantes alertam que: “muitas pedras vão rolar”. A composição do grupo é de quatro instrumentistas. São eles: Artur Almeida (vocal), Breno Villa (guitarra), Fábio Galvão (baixo) e Luiz Brizuela (batera). Como de hábito, indaguei dos caras, quais são os projetos futuros do grupo e qual a frequência de ensaios da banda. Eles argumentaram que o projeto é dedicar cada vez mais às músicas próprias. Os ensaios são uma vez por semana. A seguir eu quis saber se tem músicas originais compostas por gente da banda. A resposta foi na bucha: “algumas estão prontas e existem várias outras que estamos trabalhando” – atacou o baixista.

Aí tava na hora de fazer uma pergunta tipo “heavy metal”. Falei que em MT prepondera infelizmente a música sertaneja, também conhecida como “sertanojo” ou “breganeja”, e ainda algo de ‘roquenrou’. Para a banda, como seria isso de querer tocar blues nesta terra de gosto tão duvidoso? A réplica não poderia ser melhor. Eles disseram que tocam o estilo de música que os alcançaram. Sentem que com essa proposta são os únicos. Foi então que eu devassei o grupo sobre o blues nacional como Nuno Mindelis e ‘Blues Etílicos’. A ‘turmada’ revelou que gosta e toca músicas de Celso Blues Boy, Blues Etílicos e Casa das Máquinas. Ao final disseram que o Expresso Vinil agradece muito a oportunidade concedida pelo DC Ilustrado. E o acorde final foi a frase: “Nós acreditamos muito em nosso blues e rock and roll”. Bem pessoal, modestamente este foi mais um “furo” jornalístico do Diário de Cuiabá em busca de música de qualidade. O negócio agora é conferir, ok?

Sem comentarios em "EXPRESSO VINIL ABRIRÁ SHOW-TRIBUTO "MUTANTES VS SECOS & MOLHADOS" DIA 19/3!"

Materias

Comentarios

Sponsors