Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories:

MODO DÓRICO

O modo DÓRICO é formado a partir do segundo grau da escala diatônica, uma forma mais fácil de se estudar o modo DÓRICO é utilizar da regra de intervalos do modo JÔNIO, fica assim: REGRA

I – II – III – IV – V – VI – VII – VIII

\ / \ / \ / \ / \ / \ / \ /

1 tom - 1 tom - ½ tom - 1 tom - 1 tom - 1 tom - ½ tom



Agora observem o segundo grau, utilizem dele como ponto de partida, vocês perceberam que os intervalos também mudam, e a regra também: tom, semitom, tom, tom, tom, semitom, tom. Essa é a formação do modo DÓRICO, a escala é menor por causa da presença da terça menor (1 tom e meio até o terceiro grau). A 6ª é a característica principal desta escala por causa da incidência maior, o principal acorde é o menor com 7ª; podendo ser alternado a sua formação com a 6, a 7(9) e/ou 7(13). Exemplo: IIm7, IIm6, IIm7(9), IIm7(13).


MODO FRÍGIO

O modo Frígio é o terceiro modo que também pode ser estudado a partir daquela regra usada anteriormente no modo Dórico, só que observando do terceiro grau, esse modo também tem como acorde principal o menor com 7ª, a nota característica é a 9ª menor. Pode-se formar os seguintes acordes: IIIm7, IIIm7(9b), IIIm7(13b) e outros.
Espero que as dicas tenham valido a pena, mandem e-mails sobre assuntos para as próximas matérias musicais, estudem e até as próximas matérias.

Grande abraço!!!

Antônio Carlos F. Gomes é baterista da Banda Pleyades, músico multi-instrumentista, professor de música no Conservatório de Música do SEST/SENAT Cuiabá, webdesigner, DJ.
E-mail: syncronii@hotmail.com

2 Comentario para PARA OS GUITARRISTAS: MODOS GREGOS SEGUNDA PARTE

29 de dezembro de 2007 às 22:31

Fessor!!! Num intendi... :S
Pode repetir? por favor!!! XD
rsrs
Agora, falando sério... muito boa essa matéria Antônio.

30 de dezembro de 2007 às 23:55

Show de bola!
É isso ae OCT. Coisas boas sempre!!

Tenio Moura.

Materias

Comentarios

Sponsors