Posted by Maximiliano Merege Categories: Marcadores: , , , , ,



Sim, ela adotou a soul music dos negros norte americanos!

E diga-se de passagem que adotou também o nome artístico para homenagear esse estilo que tanto lhe influenciara.

Sharon Finkelstein nasceu no seio de uma família judaica, dos arredores de Johanesbourg, Africa do Sul. Começou cantando por lá mesmo, mas como o seu tipo de música não era encarado com bons olhos (aliás, ouvidos) em uma sociedade então regida pelo apartheid, sentia que era hora de as coisas mudarem.


Em 1965, graças ao apoio do seu então namorado, o produtor Frank Fenter (o mesmo "mandachuva" da Atlantic, que teve papel crucial na carreira de bandas como The Animals e Led Zeppelin), mudou-se para a Inglaterra e assim consquistou notoriedade, tornando-se idolo absoluto na efervecente cena mod.

Gravou várias músicas com o Les Fleur de Lys (banda freakbeat encabeçada pelo lendário Jimmy Page) e também entrou em um excelente esquema para gravar nos estúdios da STAX, nos EUA. Detalhe: foi a primeira mulher branca a ter o privilégio de gravar com artístas do quilate de Isaac Hayes e de Booker T. & The MGs.

Mas como nem tudo é eterno, seu casamento com Frank Fenter acabou em '71. Nisso, resolveu que já era hora de voltar para a Africa do Sul, adotar a reclusão e viver uma vida oposta à de uma rockstar. Gravou dois singles em sua terra natal, os quais tiveram uma boa vendagem.
De seus anos na Inglaterra e das gravações na STAX, foi feita a bela coletânea "You Got To Belive It's Sharon Tandy" na qual podemos ouvir, em impecáveis versões remasterizadas, clássicos como: "Hold On", "Daughter Of The Sun, Sister Of The Moon", "I've Found Love", "Stay With Me" etc.

Hoje, vivendo dos direitos de suas músicas, Sharon Tandy encontra-se absolutamente longe dos holofotes. Muitas lendas sobre sua vida correm soltas... Uma delas - talvez a mais interessante de todas - reza que há um pacto de silencio entre os moradores da cidade sulafricana de Pietmaritzburguer, afim de que ninguém a importune para que ela também possa em paz lecionar piano e canto para crianças e jovens carentes.

Enfim, são apenas verdades que somente o tempo cuidará de atestar.



-----------------------------------

MAX MEREGE, fã confesso de Sharon Tandy, regou suas férias com muito rock sulafricano.

+

05 de Abril de 2009
Caderno
FOLHA 3
Jornal FOLHA DO ESTADO
Cuiaba - Mato Grosso


Aqui tem um video com música dela!

HOLD ON


FOOL ON THE HILL

1 Comentario para SHARON TANDY, o Diamante Vocal da África do Sul

9 de abril de 2009 13:26

opa, muito legal a nota sobre Sharon Tandy!

Confesso que não conhecia, mas fiquei pasmo pelo "Currículo" dela, heim?!

Valeu mais uma vez Max!!!

Ass: Bruno P. ROdriguês

Materias

Comentarios

Sponsors