Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories:
(Antonio Carlos por Carlos Augusto - Buiú)

Começarei esta matéria fazendo uma pequena correção sobre a escala ENIGMÁTICA da matéria passada: a sétima da escala não é menor e sim Maior por causa do seu intervalo possuir 5 tons e meio.

Dando continuidade aos estudos, abordaremos as seguintes escalas: CIGANA, MENOR HUNGARIANA, JAVANESA e BIZANTINA e para encerrar a próxima matéria com as escalas HIRAJOSHI, ORIENTAL e JAPONESA. Então vamos lá!!!

MENOR HUNGARIANA:
T – 2M – 3m – 4 aum(#) – 5J – 6m – 7M

BIZANTINA:
T – 2m – 3M – 4J – 5J – 6m – 7M

CIGANA:
T – 2M – 3m – 4aum(#) – 5J – 6m – 7m

JAVANESA:
T – 2m – 3m – 4J – 5J – 6M – 7m

Vai de brinde mais uma escala, mas essa não é do tipo exótica, esta é conhecida por músicos profissionais como escala NORDESTINA, observem:
T – 2M – 3M – 4aum(#) – 5J – 6M – 7m

Sei que poucos estão reconhecendo esta escala, trata-se de uma Escala Menor Melódica, a Lídio (b7), preparem as cordas e as teclas, pois, já na próxima matéria abordaremos essas magníficas escalas e seus respectivos MODOS.
Abraços e até a próxima!!!

Antonio Carlos F. Gomes é baterista da Banda Pleyades, músico multi-instrumentista, professor de música no Conservatório de Música do SEST/SENAT Cuiabá, webdesigner, deejay (e-mail - syncronii@hotmail.com)

Sem comentarios em "ESCALAS EXÓTICAS ( cont.) por Antonio Carlos (Pleyades)"

Materias

Comentarios

Sponsors