Posted by Renan Rosenstock Categories: Marcadores:
- Eu recomendo.

Calma, só estou falando do livro de Graciliano Ramos. Luís da Silva, brasileiro, 35 anos, funcionário público e residente em Maceió, numa modesta pensão. Luís da Silva vive rodeado por cretinice, e é alheio à ela. Em meio a tudo isso, Luís da Silva, brasileiro, 35 anos, conhece Marina, uma moça frívola e futil, que lia revistas inúteis, mas bonita. Luís se apaixona por ela, e como a moça não permite maiores intimidades, ele a pede em noivado. Marina, uma moça frívola e fútil, conhece Julião Tavares. Julião Tavares, gordo, risonho, conservador, de fala difícil e jeito extravagante, tem em Luís da Silva um inimigo em potencial, mas não declarado, e tem em Marina uma abertura íntima. Luís da Silva, noivo de Marina, percebe a traição, e fica absurdamente louco, quando descobre que Julião Tavares, gordo, risonho e conservador, engravida Marina e a abandona. Resultado dessa coisa toda: Luís mata Julião enforcado com uma corda, e aí começa toda a angústia do homem.

“Alguns dias depois achava-me no banheiro, nu, fumando, fantasiando maluqueiras, o que sempre me acontece. Fico assim duas horas, sentado no cimento. Tomo uma xícara de café às seis horas e entro no banheiro. Saio às oito, depois das oito. Visto-me à pressa e corro para a repartição. Enquanto estou fumando, nu, as pernas estiradas, dão-se grandes revoluções na minha vida. Faço um livro, livro notável, um romance. Os jornais gritam, uns me atacam, outros me defendem. “

O livro é muito bem construído, com a narração toda em primeira pessoa. Alterna a vida de Luís, que narra o cotidiano e o passado, lembrando da vida difícil que teve no interior de Alagoas. A narração é pesada, isso é o interessante. O personagem é indiferente. É estranho. As palavras são frias. Tristes. Chega a ser repulsivo e envolvente. É um livro que se você estiver num estado de espírito muito bom, você se abala, e se estiver mau, você se reconhece. É um livro que não pode passar batido, pra quem gosta de drama.

"Angústia", de Graciliano Ramos. Leia.

1 Comentario para Domingo Literário: Angústia nas férias.

18 de janeiro de 2009 às 15:53

Muito boa dica Renan! Parabéns! Adorei também a sinópse do livro!

Parabéns!

Materias

Comentarios

Sponsors