Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories:

Salve, salve moçada, depois das férias merecidas, “retomaremos o raciocínio” do nosso estudo.

MODO LÍDIO

Esse é um modo considerado Maior, logicamente por causa de sua 3ª ser maior. Seu acorde principal é o (IV) Maior com sétima Maior (7+) e sua nota característica é a 4ª aumentada. Como trata-se do 4º grau, tem sua aplicação muito restrita, apenas em acordes: IV7M e IV7M(11#).

MODO MIXOLÍDIO

É o único modo maior que possui a 7ª menor (acorde de transição) como nota característica. Este é um tipo de modo que usamos em qualquer tipo de acorde dominante, veja: V7, V7(9), V7(11), V7(13).

Para compensar as férias, vamos direto para o modo Eólio (Aeólio), esse modo possui uma característica que eu particularmente acho interessante de se estudar, este é o chamado RELATIVO MENOR, vocês sabendo o modo Jônio (escala Maior), saberão também o modo menor. (Ãhn??? Como assim???). Simples, o sexto modo é também uma escala menor, com um pequeno detalhe:
Escala de Dó:

Dó – ré – mi – fá – sol – lá – si ... inicie a nova escala a partir do sexto grau sem alterar a escala, pronto EUREKKKKAAAAAA, você descobriu uma escala menor, todo sexto grau de qualquer escala é considerada relativo menor:

Escalas:

JÔNIO RELATIVO

C Am

G Em

D Bm

A F#m


E assim por diante...
Bom estudo!!!

Antonio Carlos F. Gomes é baterista da Banda Pleyades, músico multi-instrumentista, professor de música no Conservatório de Música do SEST/SENAT Cuiabá, webdesigner, deejay.

e-mail: syncronii@hotmail.com

Sem comentarios em "MODOS GREGOS, PARTE TRÊS"

Materias

Comentarios

Sponsors