Posted by mika Categories: Marcadores: , , , ,
Site traz para o internauta um especial com bandas e músicos que fazem parte da história do rock

Nenhum gênero musical é mais mutante do que o Rock. As variações de sons, letras e até mesmo os figurinos já deixam claro o estilo de vida que o roqueiro leva.
Estilo de vida sim, hoje, no Dia Internacional do Rock o site da TV Centro América vai fazer um passeio pelo passado e contar a história do rock, os destaques, curiosidades e mostrar as bandas mato-grossenses. Esse gênero que embalou gerações tem muitos adeptos pelo mundo, inclusive em Cuiabá.

O Dia Internacional do Rock nasceu de uma iniciativa humanitária. Em 13 de julho de 1985 aconteceu o Live Aid, um concerto beneficente para ajudar as vítimas da fome na Etiópia. O Live Aid aconteceu simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos e reuniu a nata do rock'n'roll da época.

Rock'n'roll
A expressão Rock'n' roll literalmente significa "balançar e rolar" e fazia parte da gíria dos negros americanos desde as primeiras décadas do século XX. Assim, ela já aparecia em várias letras de blues e virou nome do principal gênero musical desde 1960.
Sim, podemos dizer que o rock’n’roll é música negra. Como o blues ou o nosso samba, o rock tem suas origens e características lá na África. Agora, com a copa na África do Sul, conhecemos um pouco mais das músicas africanas, todas elas possuem um ritmo constante e repetitivo não é? O rock também. A velocidade dos outros instrumentos depende das batidas na bateria.
Depois, o rock'n'roll foi abreviado, reduzido apenas para rock. A partir disso, abriu espaço para as demais variações de estilos como o Rock progressivo, Hard Rock, Heavy Metal, Grunge, entre vários outros estilos.

O primeiro grande sucesso do rock se deve ao lendário Elvis Presley. Ele trabalhava como motorista de caminhão até que em 1954 gravou sua primeira música. Ele atraia multidões, as mulheres ficavam histéricas com o branco que dançava como negro. Depois dele surgiram nomes como Jimi Hendrix, Bob Dylan, passando por Led Zepellin, U2, Pearl Jam até chegar nas bandas de hoje como Kings of Leon e The Strokes.



Representantes
Algumas bandas entraram para a história. Janis Joplin, Jimi Hendrix e Santana, embalaram o maior festival de rock, lembrado por toda uma geração 'paz e amor': o Woodstock. The Doors, Led Zepellin e os Beatles já existiam e também eram o melhor da música que havia na época.



Representando o Grunge temos o Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden. Camisas de flanela e as calças rasgadas eram itens obrigatórios para o figurino. O rosto triste e deprimido de Kurt Cobain é estampado em camisetas até hoje e tornou-se símbolo de um estado de espírito e de um jeito de ser.



Com seus moicanos coloridos, roupas cheias de tachinhas e um som cheio de ruídos, Ramones, The Offspring e Sex Pistols são as bandas Punk mais conhecidas aqui no Brasil.

Rock brasileiro
O Brasil também tem seus roqueiros de sucesso. As bandas que começaram a se formar nos anos 70 com o sucesso dos Mutantes e de Raul Seixas, o famoso maluco beleza, tiveram mais espaço nos anos 80. Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão, Legião Urbana. Todas cantavam sobre a cena política, a ditadura, a pobreza e as mazelas do país. Também não podemos nos esquecer de Cazuza e o Barão Vermelho, que revolucionaram e até hoje fazem sucesso.

Mato Grosso
Em Cuiabá, apesar de ser uma capital, temos poucos espaços destinados ao rock. Mas mesmo assim, temos bandas de qualidade, com estilos variados e que são conhecidas dentro e fora do país.

Uma banda do estado que promete são os rapazes da Curandeiros. O nome da banda já explica o estilo dos integrantes, que tentam através de suas letras fazer as pessoas refletirem sobre suas atitudes.



Cuiabá também tem espaço para o rock pesado. É o que mostra a banda Venial. A banda existe desde 2004 e possui até um festival para amantes do metal.



JULHO MÊS DO ROCK

Adaptação: Mikhail B. Queiroz


3 Comentario para TVCA comemora o Dia do Rock e conta um pouco desses 50 anos de música

14 de julho de 2010 às 16:10

faltou falar do Jacildo, na parte MT.

14 de julho de 2010 às 21:58

Faltou falar de muitas bandas de Cuiabá, Várzea Grande e vizinhança! Infelizmente a gripe me deu um baque!

15 de julho de 2010 às 08:33

Verdade Max, Jacildo e seus rapazes! Banda muito boa que existiu por aqui! Mas a matéria ficou massa mesmo assim!

Abração!

Materias

Comentarios

Sponsors