Posted by Bruno Rodrigues Categories: Marcadores: ,

Uma das maiores bandas americanas de sempre, ainda hoje muito popular com temas que muita gente ainda canta como; "Have You Ever Seen Rain" , "Hey Tonight" ou "Proud Mary". A banda formou-se na Califórnia durante a década de 60, quando os irmãos guitarristas John e Tom Foggerty e os seus companheiros, o baterista Douglas Ray Clifford, mais conhecido por "Cosmo" e ao baixista Stuart Cook decidiram mudar o nome da sua banda para Credence Clearwater Revival. Em 1968 é editado o primeiro álbum "Credence Clearwater Revival", foi massacrado pela crítica mas ao fim desse ano já era disco de ouro. Do primeiro álbum saíram dois singles "Suzie Q" um velho clássico de Dale Hawkins e a fabulosa "cover" de I Put a Spell on You" do bluesman Screamin' Jay hawkins. Em 1969 sai o segundo LP "Bayou Country" , um álbum a invocar as paisagens do Louisiana e do rio Mississipi, "Proud Mary" / "Born on The Bayou" é o primeiro single extraido do disco. Até 1970 gravam mais 4 álbums: "Green River" e Willy and the Poor Boys" de 1969, "Cosmo's Factory" e Pendulum de 1970. Nesta altura começam as divergências entre John e os restantes elementos que querem ter um papel mais activo no grupo pois era este quem escrevia e compunha todos os temas e era também manager da banda. John tinha a seu favor uma fórmula de sucesso que já havia rendido vários discos de ouro e não cedeu, Tom Foggerty anunciou então o seu abandono para seguir uma carreira a solo. Foi já sob o formato de trio que gravam o seu último álbum de originais "Mardi Gras" em 1972, no ano seguinte saíria um registo ao vivo intitulado "Live In Europe". Mas por esta altura os conflitos entre os John e os restantes membros já havia provocado o fim da banda. John encetou uma carreira solo onde nunca conseguiu grande sucesso. O mesmo aconteceu com o seu irmão Tom, que viria a falecer em 1990 vítima de SIDA contraída numa transfusão de sangue.

Em meados dos anos 90, Stu Cook e Doug Clifford procuraram John Fogerty a fim de recolocar o Creedence na estrada, mas John não aceitou e ainda por cima os proibiu de usar o nome Creedence Clearwater Revival. Eles não desistiram e chamaram outro John (Tristao) para os vocais e guitarra base, Elliot Easton para a guitarra solo e Steve Gunner para o teclado, mudaram o nome para Creedence Clearwater Revisited e voltaram à estrada em 1995. Hoje na guitarra solo está Tal Morris no lugar de Elliot Easton.John Fogerty, após o lançamento do bem sucedido cd e dvd ao vivo Premonition em 1998, tirou umas férias pra curtir sua nova filha com a família, mas acaba de lançar seu novo CD Deja Vu (All Over Again) em outubro de 2004, e já está em turnê mundial.


Ao pessoal que quiser conhecer as músicas desta maravilhosa banda, eu vou deixar um lik de uma comunidade no ORKUT que tem várias músicas deles.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=56139232&tid=5323510563759315777&kw=creedence

FONTE: HILAYAMA BLOGSPOT


* Hilayama se apresentará nesta sexta-feira no Luau do Cavalo II!

Sem comentarios em ""CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL" por Josa Souza (Hilayama)."

Materias

Comentarios

Sponsors