Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories:


Inicia hoje (25) e segue até o dia 29 de agosto, no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da UFMT, sempre às 19h, a semana cultural ``Cuba: Vitalidade e Internacionalismo´´. O evento é uma promoção da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), sob a articulação da professora historiadora Therezinha Arruda, que vive entre Brasil e Cuba. A semana, segundo a professora Therezinha deverá jogar uma luz sobre Cuba, pois ``Há muitas informações truncadas e desconhecidas pela população brasileira´´, diz a professora.

A semana dedicada à cultura política e social cubana e às lutas do grande revolucionário latino-americano, comandante Ernesto Che Guevara, contará com exposições, filmes e palestras. No primeiro dia do evento serão inauguradas três exposições: ``Cuba, Natureza e Cultura´´, com Imagens em cartazes e fotos, sobre destinos turísticos, o charme do povo cubano e suas expressões artísticas; ``Desagravo ao Comandante Che´´, com imagens em pôsteres e fotos clássicas do comandante Che; e ``Líderes Revolucionários Africanos´´, com registros sobre os mais de 300 mil cubanos que lutaram na África ao lado dos revolucionários africanos e dos mais de 2 mil cubanos que morreram pela independência daqueles países.

A semana contará, também, com um ``Espaço para Leitura´´, no mesmo ambiente das exposições, com acesso a revistas e cerca de 50 livros sobre Che e outros materiais sobre a revolução cubana. Outra atividade programada para a semana será a`` Poética Heróica´´, uma intervenção de Luiz Carlos Ribeiro e Vanda Marchetti que declamarão textos de grandes revolucionários como Lumumba, Che Guevara, Amilcar Cabral, Samora Machel, Nelson Mandela e outros. A direção da intervenção é da professora Marília Beatriz de Figueiredo Leite.

Na mostra cinematográfica programada para a semana serão exibidos documentários, nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto, de um acervo precioso e diverso, disponibilizado pela professora Therezinha Arruda.Os filmes mostram não apenas Cuba e suas belezas naturais, como a força deste povo, programas de erradicação do analfabetismo, de atendimento médico e a solidariedade da nação cubana aos países em desenvolvimento.

A mostra cinematográfica é composta de 13 títulos: La búsqueda del Che (A busca do Che), de Otto Guzmán; Che: amor, política, rebeldia, de Teresita Gómez; Che Guevara, donde jamás se lo imaginan, de Manuel Pérez; Tatu, Che en el Congo, de Manuel Pérez; Un lugar llamado Guantánamo, Manuel Pérez; Montaña de luz, Guillermo Centeno; Piedra sobre piedra, de Santiago Alvarez; Solidaridad Cuba Vietnã, de Santiago Álvarez; Misioneros de la salud, de Dervis Espinosa, Gabriel Daniel e outros; Cuba, um destino, de Carlos García; Andante cantábile (Entre a arte e a revolução), de Rebeca Chávez; Cuba, una odisea africana, de Jihan El Tahri (francesa-egípcia).

O evento conta com o apoio do MST/Sindjor-MT/ Centro Cultural da UFMT/Museu de Arte e Cultura Popular (Macp)/Cine Clube Coxiponés/UFMT/DCE.Ascom/Assessoria da Adufmat

2 Comentario para INFORME CONTA-GOTA: "Começa hoje semana dedicada a Cuba e Che Guevara"

Anônimo
25 de agosto de 2008 às 16:28

Um bom momento para refletirmos a atual conjuntura política e econômica latino-americana...

31 de agosto de 2008 às 17:29

E viva RAULZITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Materias

Comentarios

Sponsors