Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories: Marcadores:


Qual cuiabano já não ouviu alguém se queixando da falta de opções culturais em Cuiabá? Pois é, eu, Bruno, já tive o desprazer de ser um. Nessa semana, obtive mais um dado que contradiz tais afirmações, que não passam de senso comum: a programação mensal do Sesc Arsenal. A mesma é marcada por uma grande diversidade de vertentes artísticas: teatro, artes plásticas, música, cinema, etc. E o melhor de tudo: cerca de 90% é com entrada franca. Então, sem mais delongas, confira abaixo a programação:


1 - ESTAÇÕES LÚDIAS PEDAGÓGICAS – Crianças arteiras;
Datas, horários e local: Qua. e Sex (08h às 12h e 14h às 18h - com agendamento); Qui. e Sex (18h às 21h - Público Geral); Sáb e Dom (16h às 20h - Público geral); LOCAL: Oficina de Idéias - Entrada Franca

2 – Bulixo
Datas, horários e local: Quintas-feiras (18h às 22h); LOCAL: Varandas – entrada franca

3 - Olhar Interior – Happy Hour - Choperia do SESC Arsenal - Música ao vivo de Quinta a Sábado; Quarta do Lambe-beiço - às quartas-feiras caldo grátis.

Data, Local e Horário: Terça a Sábado (16h às 23h); Domingos (16h às 20h); LOCAL: Choperia;

4 - CineSESC Escolar - Exibição de filmes para escolas e grupos de estudo.

Data, local e horário: Quartas e Sextas-feiras (Matutino e Vespertino – Com agendamento); LOCAL: CineSESC


5 - Uma História Puxa Outra - Ação de incentivo a leitura dentro e fora do ambiente escolar.

Datas, local e horário: Sábados e Domingos (17 as 20h); LOCAL: Jardim – entrada franca.


6 – Jardins da história - Mediação de leitura e narração de histórias no jardim do SESC Arsenal. Apresentando e disponibilizando para o público infantil, textos dos mais variados autores e temas para um momento lúdico de leitura.

Data, local e horário: Agendamento (Escolas Interessadas: (65) 3616-6928);


7 – Vamos ler – Rubens Braga - “Fiquei tão feliz que me nasceram um flor na lapela e uma namorada no braço.”

Data, local e horário - Terça a sexta-feira (08h às 21h); Sábado (13h às 20h); LOCAL: Biblioteca – entrada franca.


8 - CURSOS DE DANÇA - Dança do Ventre, Dança de Salão e Sapateado
Obs. Inscrições Abertas – Vagas Limitadas.

9 – OFICINA - Oficina voltada para o ensino de uma das técnicas de confecção de máscara, proporcionando um passeio pela história do teatro.
Obs. 30 vagas a partir de 10 anos;

10 - Ciclo das Quintas - Ciclos mensais de discussão a partir de um determinado tema, que deverá servir como gerador para desdobramentos para demais assuntos. Conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Música e Educação da UFMT/CNPQ - O tema desse ciclo será “Para que Ensinar Música”

Datas, local e horário: Quintas-feiras (19h); LOCAL: CDM – entrada franca

11 - Mostra de Música SESC/MT - O projeto propõe apresentar a diversidade demais características da música produzida atualmente no Estado. Após as inscrições serão selecionados 15 representantes que participarão de um espetáculo nos dias 06 e 07/12, além do CD da mostra, que será distribuído nacionalmente. Deverão ser inscritas músicas ainda não gravadas, sem a necessidade de serem inéditas.

Obs. 1 a 13/08; LOCAL: CDM

12 - Sessão Pipoca
Filmes:
Dias 03, 17 e 31
17h - Os Brichos (Dir. Paulo Munhos, 85 min)
19h - Crianças Criativas ( 22 min)

Dias 10 e 24
17h - As Aventuras de Azur e Asmar (Dir. Michel Ocelot, 90 min)
19h - Meus Amigos Chineses (Dir. Sergio Sbragia, 15min); Meow (Dir. Marcus Magalhães, 8 min);

LOCAL: CineSESC – entrada franca

13 - Exposição: SÓ LÂMINA - Nuno Ramos mostra nesta exposição três trabalhos; Só Lâmina, Luz Negra e Carolina. Cada um deles exemplifica poderosamente, uma dimensão importante e significativa da já extensa obra do artista. Só Lâmina faz parte da intensa pesquisa que Nuno, desde os anos 80, vem desenvolvendo a respeito das possibilidades que existem para a superfície bidimensional da tela. A presença destas obras contemporâneas irá, certamente, provocar um diálogo com o público, sacudindo, e quiçá transformando, os paradigmas da arte mato-grossense. Nenhum visitante sairá da Galeria do mesmo modo que entrou, esperamos que através das obras, que possuem um forte apelo estético e sinestésico, a memória afetiva seja aflorada nos visitantes e que estes se sintam instigados à questionamentos e reflexões.

Datas, local e horário: 05 a 31/08 ( terça a sexta: 14h às 21h; Sáb, dom e feriados: 16h às 20h); LOCAL: Galeria de Artes – entrada franca)

14 - Curtas no Jardim - Os filmes exibidos e previamente selecionados estarão inclusos em um tema que agrade toda a família. Neste mês o tema é Cinema Gaúcho.

Filmes:
- Dona Cristina Perdeu a Memória (Dir. Ana Luiza Azevedo, 12min)
- Barbosa (Dir. Jorge Furtado, 15min)

Datas, locais e horários: 5 a 19/08 a partir das 19:30h; LOCAL: CHOPERIA.

15 - Cinema Castelhano

Filmes:
Dia 7 - A HISTÓRIA OFICIAL (Argentina, Dir. Luis Puenzo, 113 min)
Dia 8 - AMORES BRUTOS (Mexico, Dir. Alejandro González Iñárritu, 153 min)
Dia 9 - SEGUNDAS-FEIRAS AO SOL (Espanha, Dir. Fernando Leon de Aranoa, 115 min)

Datas, local e horário: 7,8 e 9/08 (a partir das 19h); LOCAL: CineSESC;

16 – Papo Cerrado: Só Lâmina – Uma conversa com Nuno Ramos - Proporcionar ao público a possibilidade de estar em contato com o artista, comentar sobre o processo de criação das obras, sobre a trajetória do artista é de fundamental importância para a compreensão do acervo e aprimoramento teórico dos artistas e produtores. Com o Professor Dr. José Serafim Bertoloto, facilitador do bate-papo.

Datas, Local e horário: 9/08 a partir das 19h; LOCAL: SALÃO SOCIAL;

17 - Música do Brasil - Uma oportunidade para assistir, ouvir, manusear e discutir sobre música. Tema desse mês: Música Instrumental;

Datas, local e horário: Quartas-feiras (10h e 15h com agendamento; 19h – público geral); LOCAL: CDM;

18 – Ciclo Arsenal de Música de Câmara: ARRATÃO – Tributo a Elis Regina com Regina Rangel;

Datas, Local e horários: 8 e 9/08 (20h); LOCAL: Teatro (Obs. Entrada inteira: R$ 12,00; Meia: R$ 6,00)

19 – FESTIVAL COVER BAIXO - O projeto além de enaltecer o músico do estado, pretende fomentar o surgimento de novos artistas do cenário cultural mato-grossense, estabelecendo uma valorização para esta frente de trabalho e promover o intercâmbio entre músicos que se encontram fora do eixo cultural Rio-São Paulo. O Festival é um evento realizado desde 2003 em diversas cidades do país e América do Sul.

Com Glauber Feijão (MT), Sandro Soul (MT), Paulo de Oliveira (RN) e Ney Neto (SP)

Data e horário: 6 de agosto a partir das 19h
Obs. Direção de Celso Pixinga e Nilton Wood

20 – FESTIVAL DE TEATRO ESTUDANTIL - O SESC promove no período de 04 a 07 de novembro de 2008, a Mostra SESC de Teatro Estudantil, uma mostra aberta à participação de grupos teatrais de todo estado que tenham seu elenco formado exclusivamente por estudantes de qualquer nível. Os grupos poderão se inscrever nas categorias Adulto e Infantil e serão selecionados por uma comissão indicada pela Organização da Mostra

Obs. Inscrições do dia 12 a 2/10;

21 - Imagens em Pauta - Exibição de filmes e bate-papo sobre a arte cinematográfica, com a participação do professor Diego Baraldi. Especial Pedro Almodóvar.

Dia 12 - MATADOR (110 min)
Dia 26 - A LEI DO DESEJO (102 min)

Data, local e horário: 12 e 26/8 (18:30h); LOCAL: CineSESC

22 - Quarta Brasil: DUETO EM CINEMA DE HERMETO PASCOAL E TOM ZÉ - O CineSESC exibe dois documentários brasileiros que retratam esses dois grandes nomes da música brasileira.

As obras a serem exibidas são:
- HERMETO CAMPEÃO (Dir. Thomas Farkas, 35min)
- TOM ZÉ OU QUEM IRÁ COLOCAR UMA DINAMITE NA CABEÇA DO SÉCULO? (Dir. Carla Gallo, 48min)


Data, horário e local: 13,20 e 27 (19h); LOCAL: CineSESC

23 - SONORA BRASIL – Heitor Villa-Lobos
MÚSICA PARA VOZ E VIOLÃO
DUO EBERHARDET/Llerena (SC)
O Sonora Brasil é um projeto que tem como principal vertente a formação de ouvintes musicais através da abordagem da história musical brasileira, apresentando aos espectadores, artistas e pesquisadores o que o mercado musical tradicional não contempla. Neste ano serão abordadas as várias vertentes de produção musical de Heitor Villa-Lobos.

Local, data e horário: 14/8 (a partir das 20h); LOCAL: Teatro – entrada franca

24 - "Lançamento do Livro:POEMAS PARA PENSAR" De Manuel Magalhães Teixeira - O Livro é uma coletânea de poemas, que instigam o pensamento para a reflexão de temos como: o mundo e seus significados imagéticos, as relações família - sociedade - religião, política e cidadania, entre outros. Durante o lançamento o autor fará sessão de autógrafos, e será servido um coquetel para os presentes.

Data, horário e local: 20/08 (a partir das 19h); LOCAL: Salão Social – entrada franca

25 - CINESESC ITINERANTE - Para atender a necessidade de acesso de populações que não tem acesso a salas especializadas, o CineSESC propõe itinerar sua programação para o interior do Estado de Mato Grosso. Além da exibição de filmes comporá a programação 3 oficinas. As cidades desta primeira etapa serão Cáceres e Poxoréu.

Dia 22 e 23 - SESC Ler Cáceres
Dia 27 - SESC Ler Poxoréu


26 – Poesias, versos & Cordas : entre o trágico e o cômico – com Maurício Ramos - Entre o trágico e o cômico apresenta alguns dos contos de A vida como ela é..., de Nelson Rodrigues, e trazem à tona toda a carga de pequenos e grandes dramas e tragédias que assolavam a vida do carioca médio na primeira metade do século 20. Mordaz e sarcástico Nelson destila seu veneno em histórias curtas que sempre revelam um lado – moralmente, é claro – desconhecido de gente recatada e fidedigna da sociedade do Rio de Janeiro.

27 - Prêmio SESC de Literatura 2008 - Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2008, que é promovido pelo Departamento Nacional do SESC. O concurso objetiva premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, nas categorias literárias CONTO e ROMANCE. Edital disponível no site www.sesc.com.br.

Obs. Inscrições até 15 de agosto das 08h às 18h; LOCAL: SESC ARSENAL

28 - Turismo Social
SESC Pantanal – 09 a 10 de agosto
Fim de Semana Águas Quentes – 01 e 02/11
Caldas Novas (GO) – 26/08 a 02/09
Conhecendo Região Nordeste – 06 a 21/12
Bonito (MS) – 19 a 23 de novembro

* Maiores informações sobre a programação:
3616-6900/jmoura@sescmatogrosso.com.br

5 Comentario para EXCLUSIVO: PROGRAMAÇÃO - SESC ARSENAL - AGOSTO/2008

Val
5 de agosto de 2008 12:45

Boa Bruno!

=)

5 de agosto de 2008 14:47

ISSO SIM,É INFORMAÇAO DE QUALIDADE.
ISSO SIM É AÇAO SOCIAL.
ISSO SIM É AÇAO EM PROL DO COLETIVO
ISSO SIM É CULTURA.

ISSO SIM É QUALIDADE, E NAO VOLUME!

5 de agosto de 2008 16:28

Bom post bru!

EMY
5 de agosto de 2008 21:43

QUER SABER DE UMA COISA? BEM QUE O CÚBOW PODIA TER A IDÉIA DE FAZER O CANALHANGO LÁ NO ALASKA!

VIVA OS IDIOTAS QUE CONSOMEM E QUE TRABALHAM DE GRAÇA E QUE ACREDITAM QUE ESTÃO FAZENDO ALGO DE BOM PARA A HUMANIDADE (QUANDO SÓ ENGORDAM A CONTA BANCÁRIA DO CALABREZA!KKKKK)! VIVA! VIVA!

VIVA OS PRODUTORES-FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E OS PEDREIROS-ARTÍSTAS CONSTRUTORES DE SUA PRÓPRIA COVA!VIVA!VIVA!

6 de agosto de 2008 08:30

VIVA, VIVA, VIVA.

Materias

Comentarios

Sponsors