Posted by Bruno Rodrigues Categories: Marcadores: , ,


“O medo como estilo”. Talvez seja desta forma que o diretor inglês Alfred Hitchcock ficou na memória cinematográfica do público. Um criador que tem traços próprios na condução da sua narrativa, Hitchcock ganhou fama por conta dos filmes de suspense que dirigiu. Mas, mostrando que mesmo com o sucesso é possível ter consciência da criação, nunca mudou sua forma de fazer cinema, em nome de prêmios, fama ou dinheiro.

O diretor francês François Truffaut se dizia admirador de Hitchcock. Ele cita em um artigo: “Caso se fizesse necessária a descrição dessa direção que torna Hitchcock tão superior à maioria dos cineastas em exercício, diríamos que, mais que de um estilo, trata-se de uma escrita. (...)

Tinha algumas características únicas que, sem dúvida nenhuma, o transformou junto com seu talento no diretor mais famoso do mundo”. Sendo importante colocar, ainda, que Hitchcock aproxima-se das narrativas consideradas “contemporâneas” no cinema, que dialoga com outras manifestações artísticas (literatura e música são imprescindíveis para o diretor) e ainda desmonta conceitos pré-estabelecidos na linguagem cinematográfica.
Esta mostra engloba filmes tanto da fase “inglesa” quanto “americana” de Alfred. A inglesa seriam as criações realizadas em sua cidade natal, Londres. A americana são os filmes realizados em Hollywood.

O SESC é uma instituição que valoriza a criatividade técnica e, em suas Diretrizes Gerais de Ação, preconiza o seu trabalho cultural “como um espaço de resposta às inquietações que as artes na contemporaneidade provocam naqueles que têm a criação artística como seu ofício”.
Se é um espaço para inquietações, nada melhor que presentear o público, com um dos grandes criadores da arte cinematográfica. A mostra, contará com exibições em DVD, entrada gratuita, com início das sessões às 19 horas.”

Clique na Imagem para melhor visualizar a programação:



FONTE: SESC MATO GROSSO

Sem comentarios em "SESC ARSENAL APRESENTA: “Mostra Alfred Hitchcock” (de 21 a 31/10)."

Materias

Comentarios

Sponsors