Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories:

Layoute do site do IV Festival de Cinema Feminino

Vencedor do Festival Internacional do Cinema Feminino, em 2007, como melhor documentário brasileiro, "Memórias Clandestinas" será exibido hoje (11), às 20 horas, na Mostra Competitiva de Curtas e Médias, no IV Festival de Cinema Feminino de Chapada dos Guimarães. A produção, direção e roteiro são professora do Programa de Pós-graduação em Cultura Contemporânea do Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Thereza Azevedo.

Sinopse - Um encontro familiar e as memórias de família vêm à tona. O silêncio de personagens anônimos, protagonistas de uma história brasileira recente e desconhecida é o que justificou a realização do documentário "Memórias Clandestinas". O documentário relata a vida da primeira mulher de Francisco Julião, Alexina Crespo, e sua atuação na organização das Ligas Camponesas – Movimento social agrário que lutou contra exploração do trabalhador rural e pela posse da terra entre 1950 e 1964. A história de Alexina passa pela organização das ligas, a guerrilha, o golpe e o exílio. Ao curar os camponeses feridos que se deslocavam até sua casa para solicitar apoio do deputado/advogado Francisco Julião para que os defendesse, Alexina Crespo indigna-se e torna-se uma das mais fortes defensoras da causa camponesa. Ajuda a organizar e a expandir as ligas, mas seu trabalho ficou no silêncio, na coxia, na clandestinidade.

"Memórias Clandestinas" resgata, por meio da história de Alexina, a memória de um momento importante para a história do país, o movimento das Ligas Camponesas ocorrido há 51 anos, ressaltando a questão da luta pelos direitos humanos e valorizando o papel da mulher nos movimentos sociais, papel relegado ao segundo plano pela história brasileira.

O documentário trabalha com história oral, mesclando depoimentos de Alexina Crespo, os filhos Anatailde, Anatilde, Anatólio e Anacleto com depoimentos de moradores da Galiléia: Zito, Amara e Bill. De pessoas que participaram do movimento como Clodomir Morais, Deuzuite Silva, de estudiosos como Maria do Socorro Rangel. Além disso, conta com material de arquivo, fotos de família. Este trabalho se destina em especial ao público jovem, pois se trata de um documentário educativo voltado para a formação dos cidadãos.

Ficha técnica
Sépia cinema e vídeo
Produtora: Maria Thereza Azevedo
Roteiro e direção: Maria Thereza Azevedo
Produção: Camila Tavares e Vitória Azevedo Fonseca
Direção de Fotografia: Jane Malaquias
Música: Renato Lemos
Edição: André Francioli
Arte: Gustavo Cordenonsi
Participação especial: Valderez Barros

O documentário foi produzido pela Sépia Cinema e vídeo com apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), por meio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) Programa de Promoção da Igualdade de Gênero Raça e Etnia (Ppigre).

Maiores informações:

Site IV Festival de Cinema Feminino de Chapada dos Guimarães (Clique no link)

Sem comentarios em "Documentário Memórias Clandestinas será exibido hoje em Chapada dos Guimarães"

Materias

Comentarios

Sponsors