Posted by Bruno Rodrigues Categories: Marcadores:



Esse video é resultado de um trabalho Linguistica que procura responder a pergunta: "O cuiabano tradicional se identifica na caricatura linguistica realizada pelo ator Liu Arruda?"

Durante o video são analisadas algumas expressões tradicionais do falar cuiabano, como a troca do "L" pelo "R", além das consequências de encontro de culturas, tanto na chegada dos bandeirantes paulistas,com os bororos (Cuiabá era território Bororo)no século XVIII, quanto com a chegada dos migrantes do Sudeste/Sul, na segunda metade do século passado.

Enfim, não teria como comemorar os 291 anos do que conhecemos como Cuiabá, sem mencionarmos o "falar cuiabano" - uma marca indelével em nossa cultura.

FONTE: POLIFÔNIA DOS TEMPOS

1 Comentario para ESPECIAL ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ: "Liu Arruda e o falar cuiabano".

9 de abril de 2010 05:01

Infelizmente o "cuiabanês" foi deixado de lado na região metropolitana pela influencia da midia com o falar do sudeste, principalmente "Paulistês" "Carioquês". Mas o pessoal ribeirinho ainda preserva esse modo de falar. É uma pena, pois é uma marca da identidade de nossa região que realmente se perdeu (Levando em conta que virou apenas uma caricatura para nós mesmo. Todo mundo achando que é errado, não considerando que é apenas uma variante Lingüística). É bacana ouvir um tchê de gaúcho, um Oxente de baiano ou um "pô" de paulistano, mas ninguém arrisca usar a nossa famosa interjeição "vooote!".

Tá bão do Pé Ratchádo fazê uma música cô esse linguajá! rs

Queremo aproveitá pra convidá o pessoá da cidade pro shô nossa banda no Canelas Bá no dia 24/04! :)

Materias

Comentarios

Sponsors