Posted by Anônimo Categories: Marcadores:

Já repararam que as acusações de plágio na música em geral apenas acontecem envolvendo ”música comercial”, conhecida por alguns como mainstream? Mas não falo desse mainstream "tipo alternativo" como Radiohead, Los Hermanos. Falo do mainstream que ganha dinheiro, muito dinheiro! Falo de Jonas Brother, Nxzero.

De acordo com a Wikipedia, "O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica,fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original". Salientando que há uma diferença entre o plágio a influência de uma obra e a referência a uma autor ou obra. Senão fica meio complicado pensarmos em plágio na música.

Num desses fóruns sobre música ouvi alguém dizer que na música “Adoled” do Planet Hemp tinha um plágio dos riffs da música "The Ocean" do Led Zeppelin. Mesmo sem ter ouvido a entrevista na MTV na qual os caras do Planet Hemp dizem que é uma referência clara ao Led Zeppelin daria para perceber que o nome estranho da música dá uma pista boa em relação a essa referência:( “Adoled” = “a do Led”). Outra coisa, falar que há plagio de riff, timbre e outros elementos da música fica meio complicado. Senão o próprio Led Zeppelin estaria pagando os direitos autorais a maioria dos blueseiros anteriores à banda. Ou, pior, estaríamos pagando direitos autorais à escala temperada para os descendentes de Bach! Toda a arte é uma evolução baseada no passado.

Mas, voltando ao primeiro parágrafo...

Além do fato lógico da briga por grana, os “artistas” comerciais são simplesmente obrigados a “plagiarem” uns aos outros pois baseiam-se em resultados monetários. A regra seria: “O que fez sucesso com fulano pode fazer comigo”. Então esse “artista” vê-se na obrigação de copiar outro. O que mais me entristece é ver alguns desses plagiando artistas “de verdade”! Acho engraçado e até positivo o fato de que alguns ouvintes de artistas da moda estarem descobrindo as influências e até plágios desses astros.

Abaixo dois videos...





Gostou? Quer assistir mais? Clique nos links abaixo:





Sem comentarios em "Plágio"

Materias

Comentarios

Sponsors