Posted by Bruno Rodrigues Categories: Marcadores: ,



Após Aristoteles, a Grécia passou por um agitado periodo politico,e gradualmente a cidade egípcia de Alexandria assumiu a liderança cientifica da época .Lá , encontraram-se frente a frente a filosofia grega ,a tecnologia egípcia e as misticas religiões orientais.

Disso tudo nasceu a alquimia,uma mistura de ciência,arte e magia,que floresceu durante a Idade Média,tendo uma dupla preocupação :a busca do "elixir da longa vida",que garantiria a imortaliadade e a curadas doenças do corpo,a descoberta de um método de trasmutação de metais comuns em ouro (trasmutação), que ocorreria na presença de um agente conhecido como a "pedra filosofal" .

A procura pelo ouro era motivada por razões econômicas,mas porque ele,com sua resistência à corrosão ,representava a perfeição divina.Contudo muitos charlatões se aproveitaram de encenações simulando a trasmutação para enriquecer à custa da boa fé de alguns (ingênuos) adeptos da alquimia.




Na China,as especulações dos alquimistas conduziam ao dominio de muitas técnicas de metalurgia de descoberta da póvora.Os chineses foram os inventores dos fogos de artíficios e os primeiros a usar a póvora em combate, no século X.

Nenhum dos dois objetivos da alquimia foi conseguido.Contudo muitos progressos no conhecimento das substâncias provenientes de minerais e vegetais foram obtidos no ocidente e no oriente - prepararam-se substâncias como ,por exemplo ,ácido nitrico (chamado na época de aqua for-tís e ácido sulfurico .

No século XVI , o suiço Theophastus propôs que a alquimia deveria se preocupar-se principalmente com os aspectos médicos em suas investigações .Segundo ele, os processos vitais podias ser interpretados e modificados com o uso de substancias quimicas. Sua contribuição no diagnóstico e no tratamento de algumas doenças foi digna de nota.


MAS A FINAL O QUE A QUIMICA TEM A VER COM A MÚSICA?

Eu (josa ) no decorer do curso de quimica, ao qual curso, observei algums pontos na história da química e que tem algo em comum com a música , no estudo da música em si.

No inico da construção da tabela periodica ,os elementos eram montados em tríades. Até que em 1864 Newlands ,um químico inglês nascido em 1837, em Southwark, Londres,obsevou que havia uma relações numéricas entre elementos e grupos de elementos parecidos. Por exemplo, via O = 8, e S como 8 + 8 (hoje o oxigênio é considerado 16, o enxofre 32, em números redondos), e assim vai. Newlands publicou uma tabela dos elementos conhecidos onde cada oitavo elemento parecia com o primeiro, e isso acabou virando a famosa "lei das oitavas", em analogia com a escala musical.

"A única relação entre a Química e a Música é que ambas dependem da criatividade de quem as estuda. Podemos dizer, então, que a teoria Química também é uma forma de arte." (Dimitri Mendeleev/1834-1907).

FONTE: Blog Hilayama

(Josa, baixista da anda Hilayama, a partir de hoje, irá colaborar com a programação deste blog uma vez por semana).

1 Comentario para "UM POUCO DE HISTÓRIA: ALQUIMIA, A PRECURSORA DA QUÍMICA" por Josa/Hilayama.

Anônimo
5 de março de 2014 14:12

Muito bom

Materias

Comentarios

Sponsors