Posted by Bruno Rodrigues Categories: Marcadores: , , ,

Nesta próxima quinta-feira, dia 13 de Agosto, acontecerá em Cuiabá, no estacionamento do Clube Feminino, um evento de grande importância histórica e política: o pré-lançamento do MPB – Movimento para Baixar –, no Estado de Mato Grosso, por meio do evento intitulado “Re-mecânica das palavras”, que reunirá música – shows das bandas Os Viralatas, Fuzzly, Branco Ou Tinto e Lopes -, poesia, teatro, performances, artes plásticas, memória e certamente, muita ATITUDE.

Este acontecimento, por si só, já dá muito “pano pra manga”, mas como o tempo é curto e a proposta de comunicação de um blog também não comporta uma discussão mais “profunda” sobre determinadas características sócio-político—culturais, vamos nos ater, nesta primeira nota, a explicações genéricas do que vem a ser, primeiro o “MPB”, depois a “Re-mecânica das Palavras.

MPB:

Nasceu da iniciativa de vários agentes relacionados à cultura no Brasil, de conectar diversas áreas como a música, comunicação, tecnologia, dentre outras, mas no sentimento de rever as “lógicas vigentes” do mercado capitalista EXCLUDENTE, que especificamente na música identificamos como, por exemplo, o “jabá” (pagar pra tocar). Dentre as muitas bandeiras de luta defendias pelo MPB, destacamos:

- Questionamento e mobilização contra o controle da internet proposto pelo projeto de lei do Senador Azeredo (PSDB), denominado de “AI-5 Digital”;

- Defesa do direito de baixar música e semear projetos musicais;

- Flexibilização dos “Direitos autorais”;

- Defesa do “Software livre” e comunicação comunitária;

A grosso modo, o MPB representa a “democratização da comunicação em rede cibernética”!

Para conferir de perto o que significa este movimento, é indispensável, a leitura do MANIFESTO (clique no link)


E A RE-MECÂNICA DA PALAVRA???

No dia 13 de Agosto de 1983, aconteceu em Cuiabá um grande evento, que na época se chamou “Mecânica da palavra”, congregando diferentes artistas e marcando o início da “arte urbana” na cidade. Então, devido a toda movimentação nacional advinda do surgimento do MPB, os agentes mato-grossenses envolvidos com o MPB, que foram os mesmos envolvidos no “Mecânica da palavra”, em 1983, fundiram toda a “importância” de ambos os movimentos, e concluíram que a melhor data para seu lançamento é justamente nesta quinta-feira, dia 13 de Agosto, 26 anos após as transformações na arte urbana por essas terras...

Para entendermos o “Re-mecânica...”, nos valemos das palavras de Eduardo Ferreira, um dos mentores e idealizadores de toda a movimentação:

Morre um modelo de produção selvagem e excludente dentro do capitalismo voraz que devora dignidades e desequilibra o jogo da vida colocando o futuro da humanidade em alto risco, seja pela gula, seja pelos excessos dos consumidores, provocados que são, pela propaganda, criando um brinquedo atrás do outro. É tudo rápido demais, é tudo efêmero, quebre o brinquedo e veja, não há nada dentro (curiosidade de qualquer criança), quebre essa corrente do compre mais, quebre mais, junte o lixo, esconda debaixo da cama se for capaz. Não dá mais para se esconder debaixo do tapete da sala, meu caro!”

Abaixo deixamos alguns links de onde a “Re-mecânica da palavra” tem veiculado:

OVERMUNDO

OS VIRALATA WORDPRESS

Como dissemos, tentamos acima comentar de maneira bem genérica e rápida sobre o MPB e a Re-mecânica da palavra nesta primeira nota. Nos próximos dias novas notas virão, mas deixamos aqui a convocação para todos a respeito do evento de amanhã, que não deixa margens de dúvidas quanto a sua importância nestes dias em que nossos direitos básicos enquanto seres humanos são atacados de todas as formas. Participar do “Re-mecânica..,” e fazer coro com todas vozes que se erguem em torno do surgimento do MPB, antes de mais nada, é dizer um BASTA à nossa “coisificação”, desumanização...

Sem comentarios em "ATENÇÃO!!! PRÉ-LANÇAMENTO DO “MPB” EM CUIABÁ E A “RE-MECÂNICA DA PALAVRA” É AMANHÃ (DIA 13/08)!"

Materias

Comentarios

Sponsors