Posted by Maximiliano Merege Categories: Marcadores: , , , , ,
por Drika Bourquim da Folha Online

De Operação Cavalo de Tróia

O cantor e compositor Zé Rodrix, 61, morreu na madrugada desta sexta-feira (22), em São Paulo. O músico se sentiu mal em casa e foi levado às pressas ao Hospital das Clínicas. O hospital ainda não confirmou a causa da morte.

Rodrix, cujo nome de batismo é José Rodrigues Trindade, apareceu para o grande público em 1967, em um festival da Record. Participou do Festival de Música Brasileira da TV Record, acompanhado de Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo, com a canção "Ponteio".

Sua carreira ganhou destaque nos anos 70, quando trabalhou com o grupo Som Imaginário -- banda criada para acompanhar uma turnê de Milton Nascimento -- mas continuou compondo. "Casa no Campo", composição sua e do músico Tavito, ganhou o Festival de Juiz de Fora, em 1971, e fez muito sucesso na voz de Elis Regina. Outros sucessos seus foram "Soy Latino Americano" e "Mestre Jonas".

Ao lado de Sá e Guarabyra, Rodrix se consagrou como um dos ícones do chamado "rock rural". Os músicos foram responsáveis por um famoso jingle da Pepsi na década de 1970, conhecido pela estrofe "só tem amor quem tem amor pra dar".

Nas décadas de 80 e 90, Rodrix deixou de lado a carreira musical para se dedicar à publicidade.

Multi-instrumentista (piano, acordeom, flauta, bateria, saxofone e trompete), compositor de jingles e publicitário, Rodrix estudou no Conservatório Brasileiro de Música e na escola Nacional de Música, onde aprendeu teoria musical, harmonia e contraponto.

O artista, que morreu nesta sexta-feira em São Paulo, também atuou no grupo Joelho de Porco e, entre outras atividades, lançou o livro "Diário de um Construtor do Templo" (1999).

No início dos anos 2000, causou polêmica ao revelar, em uma entrevista, que era maçom. Zé Rodrix chegou a lançar uma trilogia de livros sobre a maçonaria.

Em 2001, voltou a se reunir com os companheiros Sá e Guarabyra para uma apresentação do "Rock in Rio". No mesmo ano, o trio lançou um DVD ao vivo, reunindo seus maiores sucessos: "Sá, Rodrix & Guarabyra: Outra Vez Na Estrada - Ao Vivo".

ETREVISTA sobre a censura.


Discografia básica:

1968: Momento Quatro - com Momento Quatro
1970: Som Imaginário - com Som Imaginário
1971: Passado, Presente & Futuro - com Sá, Rodrix e Guarabyra
1973: Terra - com Sá, Rodrix e Guarabyra
1973: I Acto
1974: Quem Sabe Sabe Quem Não Sabe Não Precisa Saber
1976: Soy Latino Americano
1976: O Esquadrão da Morte - Trilha Sonora do Filme
1977: Quando Será?
1979: Hora Extra
1979: Sempre Livre
1983: Saqueando a Cidade - com Joelho de Porco
1988: 18 Anos Sem Sucesso - com Joelho de Porco
2001: Outra Vez na Estrada - Ao Vivo - com Sá, Rodrix e Guarabyra
2008: Amanhã - com Sá, Rodrix e Guarabyra


Thunderview 01


Thunderview 02


Thunderview 03


no Jô


Boa Noite cinderela

2 Comentario para Morre Zé Rodrix, aos 61 anos, em São Paulo

22 de maio de 2009 às 18:32

PÉRRACHADO É O JOELHO DE PORCO CUIABANO

24 de maio de 2009 às 11:16

Tocava e cantava muito! Realmente, uma grande perda...

Materias

Comentarios

Sponsors