Posted by Maximiliano Merege Categories: Marcadores: , , ,

Confesso que fiquei bem impressionado com essa descoberta...

Tudo bem que nos 4 cedês da série PORTUGUESE NUGGETS ( sobre a "jovem guarda lusitâna" ) aparecem uma ou outra música desses caras, mas eu nunca imaginei que eles fossem de tão mais longe ainda... no caso, da cidade de Lourenço Marques (atual Maputo), capital Moçambicana!

Sim, Os Inflexos foram uma banda de rock no continente africano. Aliás, o que não faltava por lá era rockeiro bom, mas isso na África do Sul, que inclusive já exportou muita gente de peso como Sharon Tandy, Johnny Kongos, Manfred Mann e o produtor Frank Fenter, décadas antes da musa Charlize Theron e do insosso Dave Mathews ganharem o mundo dos famosos.

Mas voltando ao Moçambique...
Uma curiosidade sobre as bandas de lá é que por conta dos recursos limitados dos estúdios locais e da deficiente distribuição (mesmo sendo então um território portugues), os artístas se apoiavam de fato na estrutura presente nos estúdios sul-africanos que, à revelia de um stablishment racista e ultra-conservador, investiam forte no rock'n'roll, propagando assim os ecos da música negra norte-americana. Assim sendo, o presente disco d'Os Inflexos, apesar de ter sido todo composto em Moçambique, foi gravado e teve sua distribuição feita a partir de Johanesbourgo, na África do Sul.

Ano passado, várias dessas músicas foram lançadas numa série portuguesa chamada CAZUMBI, dedicada inteiramente à produção roqueira no continente africano durante os anos 60 e começo dos 70, mas isso aí já é assunto para um outro dia...

Os Inflexos eram : Carlos Nelson (voz), Helder Matias (viola), Jorge Montenegro (órgao), Chico (baixo) e Carlos Alberto (bateria). Em 1969 gravaram só um epê, com as faixas: Verdes Anos (versão Portuguesa para o reggae obladi-oblada, dos Beatles!), Furtivo Olhar, Uma Velha Foi À Feira e Let Me Live My Life. Em seguida, a banda acabou se dividindo em dois. Para um lado, seguiu-se o vocalista Carlos Nelson, dono do nome Os Inflexos, e por outro, seguiram-se os demais integrantes que montaram uma banda chamada Os Impacto. Tanto um lado quanto o outro mantiveram a sonoridade fiel ao epê.

Quer conhecer o som?

Pode baixar aqui!

Além da supracitadas faixas, temos também 3 bonus trax para se montar um cedê: You're Too Much Too Proud (Carlos Nelson & Os Inflexos), Sunshine Of Your Love e Knocking On The Wood (Os Impacto).

Por enquanto é isso meus caros. Até a próxima!

2 Comentario para OS INFLEXOS (Moçambique, 1969)

Anônimo
11 de março de 2009 às 09:27

opa, dessa vez Max foi longe heim!hahaa

Vou baixar para ver de qual é!

abraços!

12 de março de 2009 às 15:13

AE MAX, JÁ TE MANDEI TOMÁ NO C* HJ?????

Materias

Comentarios

Sponsors