Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories: Marcadores:
1ºJornada

2º Jornada

3º Jornada

Nossa última jornada se inicia em Outubro de 2008, ainda com um clima intenso de debates, agora fortemente impulsionado pelas eleições municipais, que chegaram até o 2º Turno, na disputa do candidato à reeleição Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PR). O envolvimento da cultura foi grande, principalmente dos “tradicionais” empresários do rock, que apoiaram diretamente o candidato à reeleição, e em um debate organizado com o mesmo, vários artistas, insatisfeitos com as regalias de determinados grupos, protestaram, e o próprio prefeito reconheceu que algumas coisas estavam “mal conversadas”, aceitando em mãos uma carta que foi elaborada por várias entidades, e lida na ocasião. O protesto tomou as capas dos jornais:





No mês de outubro ainda aconteceu o Amostra Grátis, realizado pelo Instituto Mandala, e com apoio da OCT, contando com os shows das bandas Kallima, Skarros, Angústia, Tiasques, Lynhas de Montagem, Tocandira, Pé-Rachado e os Porra Lokas e Branco ou Tinto. Uma grande noite! Além do Amostra Grátis, a OCT também acompanhou de perto o nascimento do “Cena Morta” e a realização do show da banda alemã “Desaster”, puxada por vários produtores da cena metal, entre eles o “Art underground”, “Vendetta Produções”, Circus Of Death, Cavernas Bar, dentre outros.

E no fim do mês, continuando a onda de hostilidades, mais uma vez a OCT teve que manchar seus veículos de comunicação, numa resposta obrigatória as calúnias levantadas pelo “Grupão”, que atacou com fofocas pessoais e levou uma boa dose (bem extensa) de “acusações políticas”.

CALÚNIAS DO GRUPÃO (quer ir para o inferno? Clique no link!)


OCT RESPONDE!


CARTAZ DO AMOSTRA GRÁTIS


Nessa última etapa também mais uma banda se somou a time: Sinimbu Stricknick, que já entrou organizando o “Festival Tapa na Cara”, no início de Novembro, que contou com os shows das bandas Tiasques, Sinimbu Stricknick, Seven Childs, Habitat Nocivo, Skarros, Pé-Rachado e os Porras Lokas e uma Jam Session com a ex-Lord Crossroad.

FESTIVAL TAPA NA CARA:


No início do mês 11, foi realizada a escolha dos delegados que fariam parte do colégio eleitoral para escolha dos Conselheiros Estaduais de Cultura. A escolha, bem...a chamamos depois de “Laranjada”, na qual os personagens principais, para surpresa geral, não foram os “agentes culturais”, mas as KOMBIS. Mas apesar de toda falta de ética de alguns, saímos satisfeitos com nossa primeira participação, que nos rendeu muitos contatos e um grande aprendizado.

O exército de protagonistas "laranjas" by Grupão:


Novembro também foi marcado pela volta do Base Oculta, com ex-integrantes do Partenza. A banda voltou com tudo, com site no ar, e com planos de gravações de novas canções, e shows no interior do estado, além de fazer parte do time OCT.



EVENTO NO 7 COPAS:


Um espaço de shows também foi inaugurado: a Casa das Tribos, no bairro Boa Esperança, na rua 49, no antigo 7 Copas – república tradicional de festas universitárias. De Novembro até o fim do ano, por lá aconteceram vários shows de bandas, com grande êxito.

No fim de Novembro tivemos o desprazer de ver a Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso, proibindo o “Luau do Chico”, que seria realizado em parceria entre o DCE/UFMT e OCT. Tal proibição acompanhou uma resolução aprovada no CONSUNI (Conselho Universitário), que barrava a realização de eventos dentro dos Blocos e Centro Cultural, ou seja, os únicos espaços que existem condições físicas acessíveis para tal, sendo que outros espaços (Quadras ou estacionamentos), exigem maior “estrutura”, que é incompatível, tanto com a realidade financeira estudantil, quanto da maioria dos grupos culturais, de dentro ou fora da universidade.

SARAU SENTIMENTO DO MUNDO:


Mas se por um lado o “Luau do Chico” foi barrado, por outro, aconteceu com todo sucesso o “Sarau Sentimento do Mundo”, realizado pelo Canteiro de Obras, com a OCT na Coordenação da ala musical. Mesmo com uma estrutura de som inadequada para o estacionamento, que seria mais adequada para o pequeno palco no saguão do IL (proibido), ocorreu tudo bem, e além de ter passado um grande público durante a noite, durante o dia aconteceram oficinas, exposições de artes plásticas e intervenções teatrais.

Em Dezembro ainda tivemos o lançamento do 1º Ep do Pé-Rachado e os Porras Lokas – “Ou dá ou desce” - , no Black Dog, com 50 Cds produzidos, e tudo vendido em cerca de dias. A noite contou com shows das bandas Tiasques, Branco ou Tinto, Self Help e Aoxin. A realizou coube a Nildo (Mandala) e Cavernas Bar.

PÉ-RACHADO E OS PORRAS LOKAS:


O GRANDE DIA...


Já no finalzinho do ano, o Blog OCT (principal endereço virtual da cooperativa) ganhou novos reforços (Ronny e Renan Marx) e iniciou uma reforma, que daria conta não somente do visual do mesmo, mas resultaria na produção de outros blogs para bandas associadas à OCT.

CONFRATERNIZAÇÃO:


A OCT articulou uma reunião de avaliação de fim de ano entre todos os associados, e logo depois, terminamos o ano em uma amistosa confraternização.

Depois dessa longa retrospectiva do ano de 2008, nos resta colocar os dados na mesa com maior clareza:

1. EVENTOS REALIZADOS, APOIADOS E DIVULGADOS:
a) Eventos Realizados:
Presente de Grego, Lançamento oficial da OCT (Março), Rock Parque (Março), Luau do Calouro (Abril), Amostra Grátis (Maio), Luau do Cavalo (Junho), “São João na Babilônia” (Junho), Presente de Grego 2 (Setembro), Sarau Sentimento do Mundo (Dezembro) e quatro Intervalos OCT com as bandas High School, Vênus de Milo, Strauss, Antiguidade Moderna, Cachorro Doido e Partenza.

b) Eventos apoiados:
Rock na Casa (Julho), Festival Tapa na Cara (Novembro), Amostra Grátis (Outubro) e Black Dog (Dezembro);

2. BANDAS QUE TOCARAM NA OCT:
Paradise Horror Show, Tiasques, Base Oculta, Antiguidade Moderna, Sinimbu Stricknick, Hilayama, Pé-Rachado e os Porras Lokas, Camilots, Menorah, Raiva em Paz, Vitrolas Polifônicas, Zortin, High School, Partenza, Vênus de Milo, The Heavens Fall, Big Trip, Branco ou Tinto, Mandala Soul, Tocandira, Strauss, Cachorro Doido, Heróis de Brinquedo, Unrreal, Raizera, Jahshamã e Inimitáveis.

3. BANDAS QUE FAZEM PARTE DA OCT & PARCEIRAS:
a) As que estão: Paradise Horror Show, Tiasques, Base Oculta, Antiguidade Moderna, Sinimbu Stricknick, Hilayama, Pé-Rachado e os Porras Lokas, Camilots e Leão Sem Dentes;

b) As que são parceiras: Lynhas de Montagem, Branco ou Tinto, Mandala Soul, Tocandira e Mechanic Vision;

4. COM QUEM ATUAMOS EM 2008:
Instituto Mandala, Canteiro de Obras, Cena Morta, DCE, CAHIS/UFMT e Cavernas Bar; (6)

- Outros apoiadores: Site Undergroundcuiaba, AMAV e Terra do Sol.

5. QUEM ESCREVEU NOS VEÍCULOS DA OCT EM 2008 & ATUALMENTE QUEM COORDENA:
- Quem escreveu e contribuiu com o blog: Maximiliano Merege, Bruno Rodriguês, Roberto A, Barney, Renan Marx, Ronny Costa, Edson Santana, João Santana, Junior Pereira e Sandriane Dias;

- Quem atualmente coordena: Bruno Rodriguês, Ronny Costa, Maximiliano Merege, Renan Marx e Luciano Maehler.

6. O QUE MELHOROU E O QUE ESTÁ DO MESMO JEITO COM O SURGIMENTO DA OCT:
a) O que melhorou:
- Publicidade de novos artístas;
- Mais shows;
- Bandas com acervo fotográfico maior;
- Bandas com maior acervo audiovisual;
- Artistas com “portas abertas” para utilização dos endereços virtuais da OCT;
- Artistas e agentes culturais que se envolveram com a Cooperativa, muito mais maduros do que antes ao término de 2008;
- utilização de espaços físicos da Universidade Federal de Mato Grosso com uma certa freqüência;
- Várias bandas da OCT puderam formar um público fixo em 2008, como o Pé-Rachado e os Porras Lokas ou Antiguidade Moderna;

b) O que não mudou;
- ainda não foram encontradas alternativas para sustentabilidade dos artistas relacionados ao rock, embora os esforços da OCT tenha se direcionado prioritariamente a tal ponto;

- apesar da freqüência de eventos durante o ano, Cuiabá em 2008 não teve espaços físicos fixos, para bandas se apresentarem – os espaços existentes, com exceção de um ou outro, foram todos IMPROVISADOS;

- Em 2008 os artistas não estiveram unidos em torno de um interesse comum (sustentabilidade). O que aconteceu foi uma polarização: de um lado alguns se organizando por conta, buscando maior autonomia, e de outro, artistas abrindo mão da mesma autonomia, em detrimento de interesses financeiros dos grandes empresários da cultura.

E o incrível de tudo isso, é que depois de relatar o ano de 2008, segundo a OCT, em quatro partes, depois de a organização ter se envolvido direta ou indiretamente em quase 20 eventos (sem financiamento público ou privado), ter colocado para tocar 27 bandas, além da grande publicidade a vários outros eventos e bandas que nem estavam envolvidas com a cooperativa, depois de ter atuado diretamente com mais de seis entidades, de ter ganhado em várias ocasiões as capas dos jornais, programas de televisão, de ter entrado em 2008 praticamente no anonimato e sair do mesmo com um nome incontestavelmente consolidado, de ter entrado com 3 bandas associadas e sair com quase 10, para não dizer que o número de colaboradores cresceu umas 4 vezes, “O” DONO DO ROCK CUIABANO e o bobalhão que até pouco tempo atrás se fazia cinicamente de neutro em seu site (nessa semana falou a que veio, FINALMENTE!), vêem e dizem que o ano de 2008 foi um fracasso para OCT!!! Rs... Acusações tão patéticas que nem merecem nem resposta direta, uma vez que os fatos dizem por si mesmo... No caso deste último a coisa é mais dramática ainda, em vista que o mesmo apareceu no meio de um conflito e ficava chorando o tempo todo em seu belo site dizendo que estava no meio do fogo cruzado (HAHAHHAHA), tentando promover a paz (parece até um agente da ONU!) colocando flyer’s de ambas as organizações. E perguntem a direção do site, já que do jeito que falam, parecem bem entendidos de eventos, coletivos, etc: o que fizeram em 2009? Bom que se declararam nessa semana, pois só veio a confirmar nossas suspeitas, que diga-se de passagem, já haviam desde a primeira semana, eram só mais uma peça no jogo...

Finalizando, esperamos que o ano de 2009 seja tão próspero e VITORIOSO como o ano de 2008 para OCT! Seguiremos nosso caminho, e não daremos mais passos em falso!

Obs. Como a OCT não quer ver ninguém fazendo "beicinho", nos próximos dias lançaremos um novo endereço virtual em homenagem aos grandes personagens do rock cuiabano, com publicação livre, inclusive para os "Lléo's" da vida... Aguardem!!!

* Por Bruno P. Rodrigues/Assessoria de Comunicação da OCT e Tiasques.

Sem comentarios em "Relatório OCT/2008: "Última Jornada" por Bruno Rodriguês"

Materias

Comentarios

Sponsors