Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories: Marcadores:
O mês de outubro iniciou na quarta-feira e nos parece que um novo ciclo de agentes culturais, de oportunidades para músicos, alternativas para o público, está se formando, como há muito não se via. Só nesse mês de outubro vários são os grupos que entrarão em ação: Cena Morta, OCT, Instituto Mandala e o "Underground" (metal). Se para uns, é um grande motivo de dor de cabeça, para OCT, é motivo de comemoração, pois inclusive é um dos nossos objetivos a "proliferação de agentes", de forma DESCENTRALIZADA dos grupos tradicionais, com IDENTIDADES próprias, sem uniformização.

Vamos então por partes:

1) 4/10 (hoje) - "Orkontro" - evento realizado pelo "Cena Morta", com apoio da OCT. É uma ocasião para trocar idéias, conhecer gente nova, planejar, "abrir a cabeça", dentre outros objetivos. Acontecerá na UFMT/Centro Cultural, a partir das 17h. Qualquer um pode chegar lá, pois é um EVENTO ABERTO. Aproveite e leve seu violão, se beber, sua cerveja ou destilado, e se não beber, sua água.

Para quem ainda não conhece o "Cena Morta", acesse o blog e confira no que consiste o grupo, que resumidamente, veio para impulsionar o público gótico/rock cuiabano-varzeagrandense à organização.

Blog do Cena Morta



2)"1º Evento do Cena Morta" - O evento acontecerá no Cavernas Bar, dia 11 de Outubro, a partir das 21h. A entrada será a preço popular: R$ 5,00. Antes das 11h, mulheres não pagam, e a noite será recheada de muita discotecagem, com muito "post Punk", "Horror Punk", "psychobilly", "Sinth pop", "Dark Abient" e "Darew ave". Vale a pena conferir!



3)"AMOSTRA GRÁTIS"/12/10 (Domingo) - evento já conhecido da cena musical cuiabana, especificamente no rock, que é realizado tradicionalmente pelo "Instituto Mandala", e acontece na Arena do "Espaço Cultural Silva Freire". Há vários meses deixou de ser realizado, mas agora volta com tudo, e para esta ocasião muitas atrações já estão confirmadas: Angústia, Branco ou Tinto, Skarros, Tocandira, Espirito das Máquinas (Rondonópolis), Kallima, Pé-Rachado e os Porra Lokas e Tiasques (ex-Pleyades). A entrada é gratuita e o evento, garantimos, é de muita qualidade! Por lá também acontecerá um desfile de moda com material reciclado, exposição de desenhos, artesanato, dentre outras atrações. O evento, no geral, inicia a partir das 17h.



4)"DESASTER"/17/10 (SÁBADO) - acontecerá no Clube Feminino. Como já noticiamos por aqui, é uma iniciativa de mais de vinte produtores que atuam no âmbito da música pesada em Cuiabá, que dentre eles, destacamos o "Art Underground" e a ASCUM (Associação Cultura Underground Matogrossense). O "Desaster", principal atração da noite, é uma banda da Alemanha, que estará fazendo uma Turnê na América Latina na seguinte ocasião, e para nossa felicidade, a primeira parada, será aqui, em Cuiabá. Além do Desaster, se apresentarão na noite as banda Eighteenth Angel(MT), Total Desastre (MT) e Alcoholic Death (MS). Sem dúvidas, será uma noite histórica em Cuiabá. Os ingressos já estão a venda lá no Bazar do Livro! Aproveito, e faço aqui um apelo a todos, pois o evento está sendo feito com o próprio recurso financeiro dos organizadores, o que nos obriga a contribuir, participando do evento, pois é justamente disso que precisamos por aqui: ATITUDE.



5) LUAU DO CAVALO/UFMT - O Luau do Cavalo já era para ter acontecido há algum tempo! Com os problemas burocráticos de espaços para realizar eventos na UFMT e eleição do DCE (Diretório Central dos Estudantes), tivemos que adiar o evento. Mas uma nova data já está sendo negociada, e a priori, as bandas escaladas são Mechanic Vision, Hilayama, Menorah, Tiasques e convidados. Muito em breve todos saberão a data!

6) ASSEMBLÉIA/OCT- Na última reunião realizada pela cooperativa, nesta última sexta, foi definido que no mês de Outubro, a OCT realizará duas Assembléias gerais para alteração do Estatuto, discussão sobre a organização interna da Cooperativa e atuação em instâncias, tais o Fórum Permanente de Cultura Cuiabá/MT.

7) FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA - A OCT gradualmente está se inserindo em discussões sobre "políticas públicas". Já participou de duas reuniões do Fórum e nossas primeiras impressões são de que existe um grupo, com vários outros grupos menores em torno de um "maior", que se passa dissimuladamente por democrático, preocupado com o "conceito" do atual regimento eleitoral do conselho, porém, as práticas dos mesmos, em suas áreas de atuação, como inclusive no Conselho Municipal, são extremamente questionáveis, principalmente àqueles que trabalham com a música rock. Ou seja, existe um abismo do que falam e o que fazem na realidade. O outro grupo, é composto por artístas de vários segmentos, que foram prejudicados pelo "imperialismo" do primeiro grupo. No geral, estão todos insatisfeitos com o que tem acontecido no meio artístico cuiabano-matogrossense. "O pesadelo que era do rock cuiabano, agora é comum a todo o estado", disse um dos músicos rockeiros que lá estava presente acompanhando o fórum. A OCT, de agora em diante, entrará com tudo nessa discussão. E estamos discutindo de forma permanente em nossas instâncias internas, para darmos peso nessas discussões. Na OCT é assim, tudo passa por todos, não existem "iluminados" por aqui, que tomam decisões sozinhos.

A próxima reunião do Fórum ainda não está definida, mas assim que o for, faremos questão de publicar por aqui, para que todos tenham acesso.

Por enquanto é isso! Até o fim do mês, sem dúvidas, traremos muita movimentação cultural "diversificada"!

* Texto de Bruno P. Rodriguês/Assessoria de Comunicação da OCT, historiador e vocalista do Tiasques.

4 Comentario para OUTUBRO DIVERSIDADE:INSTITUTO MANDALA, CENA MORTA, "DESASTER", LUAU DO CAVALO, FÓRUM E ASSEMBLÉIAS DA OCT.

Anônimo
4 de outubro de 2008 às 12:41

Esse outubro vai entrar para história das páginas do rock cuiabano!

Anônimo
4 de outubro de 2008 às 12:45

Ctz Bruno! A união faz a força!

Anônimo
4 de outubro de 2008 às 13:45

ta erado a data da amostra gratis ta dia 12 de setenbro

Anônimo
4 de outubro de 2008 às 23:12

hey! Verdade! Nem tinha reparado!

Já mando de volta a arte para o autor, para a correção!

Obrigado Sr. Anônimo.

Materias

Comentarios

Sponsors