Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories: Marcadores:


Produtores, artístas e novos agentes culturais, a partir de 1 de Novembro estarão abertas as inscrições para proposição de atividades no Sesc Arsenal em 2009. Confira abaixo o pequeno edital:

"GALERIA DE ARTES SESC ARSENAL

EDITAL DE PAUTA 2009/2010


Estão abertas de 01/09/08 a 31/10/08 as inscrições para a Pauta de Exposições na Galeria de Artes relativas ao exercício de 2009. O SESC ARSENAL, estabelecido no antigo prédio do Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso, possui uma Galeria de Artes destinada preferencialmente, a exposições de Artes Plásticas, Performances, Instalações e outras experimentações no campo das Artes Visuais. Possui uma área de 140m2, medindo 20 x 7m, com espaço climatizado que conta com dois monitores em sistema de revezamento. Está aberta à visitação de terça à sexta-feira das 14h às 21h, sábados, domingos e feriados das 16h às 20h, com entrada franca.



REGULAMENTO



1- Das Inscrições
Os artistas interessados deverão enviar suas propostas para serem avaliadas pela Comissão Técnica de Programação Cultural do SESC, obedecendo as seguintes exigências:

1.1- Formulário de Inscrição preenchido e assinado

1.2- Apresentação de portfolio contendo: Projeto relativo à exposição pretendida*, com 7 (sete) fotografias coloridas das obras que serão expostas com identificação completa (título, técnica, dimensões e data).

1.3- Documentação sobre a obra do artista, como catálogos, textos críticos ou impressos em geral.

1.4- Curriculum Vitae (restrito à identificação, formação artística e atividades culturais), com endereço, e-mail e telefone para contato.

1.5- Os portfolios não deverão exceder o formato A3 (29,7cm x 42cm).

1.6- Não serão aceitos originais das obras para a seleção

1.7. O material especificado deve estar contido em envelope ou embalagem apropriada com dimensão máxima de 35x45cm, com o nome do artista, devendo ser dirigido ao:

SESC ARSENAL

GALERIA DE ARTES - EDITAL DE PAUTA 2009/2010

Rua Treze de Junho, s/n – Bairro Centro Sul

Cuiabá-MT – CEP 78020-001

Os portfolios com a ficha de inscrição preenchida e assinada, poderão ser entregues na Secretaria do SESC Arsenal de terça a sábado das 14h às 18h, ou enviados pelo Correio, com data de postagem até 31 de outubro de 2008, obedecendo às seguintes especificações:

1.7.1- No envelope deve constar o nome completo do artista;

(*) Fica estabelecido que a exposição em questão manterá as mesmas características dos trabalhos apresentados na ficha de proposta.

1.7.2- Ser endereçado ao SESC ARSENAL - GALERIA DE ARTES - EDITAL DE PAUTA 2009;

1.7.3- Ser registrado, e incluir um envelope já sobrescrito com endereço para devolução do projeto, juntamente com os selos referentes ao valor da carta registrada, para devolução do portfolio, caso seja interesse do artista.

1.8- Em caso de exposição fotográfica, as fotos para julgamento poderão ser em preto e branco.

1.9 - Para projetos não convencionais (instalação, multimídia, montagem especial ou novas mídias) são necessários maiores detalhamentos da proposta, com anexos que venham contribuir para a compreensão do projeto proposto, sendo:

1.9.1- Justificativa e objetivo;

1.9.2- Metodologia de montagem;

1.9.3- Planta baixa ou maquete digital do projeto. As imagens podem ser apresentadas em CD-ROM junto com o portfolio.

1.10- As propostas poderão ser inscritas individualmente ou por grupos. Em caso de exposição coletiva, cada um dos artistas deve contemplar os itens 1.3 e 1.4. Além disso deverá constar, obrigatoriamente, além do nome do grupo e integrantes, a indicação de um responsável pelo grupo.

1.11- Para solicitante estrangeiro ou residente em outro país deverá ser encaminhada também cópia de Declaração de Legalidade, emitida pela Polícia Federal.

1.12- A proposta selecionada não poderá ser substituída.

1.13- O artista, já tendo utilizado o espaço Galeria de Artes SESC ARSENAL com mostra individual ou coletiva, deverá aguardar por um intervalo mínimo de 2 (dois) anos para nova ocupação.

1.14- Os portfolios não selecionados pela comissão deverão ser retirados na Secretaria do SESC Arsenal, de terça a sábado das 14h às 18h até 29 de 02 a 19 de dezembro de 2008. Após essa data o SESC não mais se responsabiliza pelo material enviado.



2- Da Seleção

2.1- A seleção será feita por uma comissão, especialmente designada para esse fim, a ser constituída por 3 (três) membros, todos de reconhecimento notório nas Diretrizes do SESC.

2.2- A missão da Comissão será a de analisar as propostas apresentadas e definir quais as que atenderam as exigências deste Edital, na seqüência definir o cronograma das exposições do período compreendido entre abril de 2009 a março de 2010.

2.3- Os projetos aprovados não serão devolvidos.



3- Das Responsabilidades



3.1- Do Sesc Arsenal

3.1.1- Planejar o cronograma e coordenar as exposições.

3.1.2- Determinar o período da exposição (o artista proponente poderá indicar o período de sua preferência, cabendo ao SESC aceitar ou não a data proposta).

3.1.3- Executar a montagem e desmontagem da exposição.

3.1.4- Conservar as obras durante o período da exposição.

3.1.5- Confeccionar convites para visitação da exposição, com as seguintes características: convite postal em papel Triplex, gramatura 300, colorido frente e verso, formato 16 x 21 cm, quantidade 1.000 (hum mil) convites, conforme padrão do SESC.

3.1.6- Postar convites para o Território Nacional.

3.1.7- Divulgar a exposição através da Assessoria de Comunicação do Sistema FECOMÉRCIO.

3.1.8- Abrir, na presença dos membros da Comissão, o material enviado ao SESC ARSENAL, quando embalado, para que se possa atestar as condições do mesmo. Caso seja constatado qualquer dano, a Comissão fará um relatório acerca das condições em que as obras foram recebidas, não cabendo ao SESC ARSENAL nenhuma responsabilidade pelos eventuais danos.

3.1.9- Devolver as obras para o remetente, conforme itens 3.2.8 e 3.2.9 da Responsabilidade do Artista, no caso dos residentes fora dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

3.1.10- Manter no espaço expositivo dois Monitores em sistema de revezamento, Livro de Registro de Visitas e folha de Reserva para Aquisição das obras.

3.1.11- Organizar e realizar, em parceria com o artista, o coquetel de abertura da exposição, disponibilizando bandejas, jarras e Garçom para servir o coquetel, com acompanhamento da Nutricionista do SESC para coordenar e organizar a distribuição do coquetel.



3.2- Do Artista

3.2.1- Assinar contrato de pauta com o SESC para oficializar a exposição.

3.2.2- Entregar ao SESC ARSENAL os dados necessários à composição do convite e material de divulgação, com dados e imagens que permitam ao SESC elaborar propostas de desdobramento da exposição (oficinas para grupos infanto-juvenis e palestras) e planejar a ambientação da Galeria para o recebimento das obras, no prazo mínimo de 120 (cento e vinte) dias antes da data do evento, contemplando:

3.2.2.1- título da exposição;

3.2.2.2- imagem a ser impressa no convite com as características técnicas da obra;

3.2.2.3- contrato de licença de uso de imagem gratuito;

3.2.2.4- release da exposição;

3.2.2.5- identificação da quantidade de obras que serão expostas com imagens de no mínimo 10 (dez) delas, além daquela selecionada para divulgação, com as respectivas fichas técnicas.

3.2.3- Entregar e retirar as obras a serem expostas nas datas e prazos estabelecidos em Contrato.

3.2.4- Doar uma obra da exposição para o acervo do SESC.

3.2.5- Organizar e realizar, em parceria com o SESC, o coquetel de abertura da exposição, disponibilizando bebidas, aperitivos e materiais individuais para distribuição dos mesmos.

3.2.6- Todas as obras para exposição deverão ser entregues no SESC ARSENAL, à Rua Treze de Junho s/n, bairro Centro Sul, Cuiabá/MT, CEP 78020-001, no prazo de 8 (oito) dias antes da abertura da exposição.

3.2.7- Os artistas residentes em Cuiabá e Várzea Grande, deverão entregar suas obras pessoalmente ou por meio de representantes legais, ficando o mesmo responsável pela retirada do material ao fim da exposição.

3.2.8- Os artistas residentes fora dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande poderão remeter suas obras via correio ou transportadoras, com embalagens adequadas, endereço para devolução e recibo de depósito ou pagamento do mesmo valor do envio, para que o SESC possa reenviar as obras ao remetente. Quando pelo correio, deverão ser registradas em AR.

3.2.9- Em qualquer das hipóteses de remessa, seja pelo correio ou pela transportadora, as despesas de envio e reenvio ficarão por conta exclusiva do artista.

3.2.10- Fica entendido que não havendo o depósito em conta do SESC/AR/MT para a devolução, as obras do artista serão retidas e incorporadas ao acervo artístico da instituição, conforme rege o item 4.2.

3.2.11- No caso de instalação ou trabalho de montagem complexa permitir entendimento claro das propostas apresentadas, através de especificações de manuseio e montagem.

3.2.12- A comercialização das obras será de responsabilidade direta do Artista ou por quem for por ele designado legalmente, não cabendo ao SESC ARSENAL qualquer responsabilidade além daquelas previstas neste edital.



4- Demais Condições

4.1- Qualquer alteração no espaço expositivo de interesse do artista deverá receber a aprovação antecipada do SESC ARSENAL. Se aprovada, os custos serão de responsabilidade exclusiva do Artista.

4.2- A retirada das obras deverá ocorrer no prazo máximo de 5 (cinco) dias após o encerramento da exposição, conforme estabelecido em Contrato. Caso isso não ocorra, o SESC ARSENAL se reserva ao direito de acondicioná-las dentro das condições da entidade e após 30 (trinta) dias da não retirada pelo artista, incorporá-las ao acervo da instituição.

4.3- O ato de inscrição como interessado na pauta, implica na aceitação automática dos termos deste edital.

4.4- O resultado será divulgado a partir do dia 01 de dezembro de 2008, através da página de internet www.fecomercio-mt.com.br ou do telefone (65) 3616-6919 / 3616-6918. Endereço de e-mail para contato sescarsenal@sescmatogrosso.com.br.

4.5- As decisões finais da Comissão são irretratáveis e irrevogáveis.

4.6- Os casos omissos e controversos serão resolvidos pela Comissão..."
* 1 ANO DE PUBLICIDADE PELA DEMOCRATIZAÇÃO CULTURAL: É A OCT FAZENDO A DIFERENÇA!

Sem comentarios em "INFORME CONTA-GOTA OCT: INSCRIÇÕES PARA PAUTAS NO SESC ARSENAL/2009 A PARTIR DE 1 DE NOVEMBRO!"

Materias

Comentarios

Sponsors