Posted by Roberto A Categories: Marcadores:

O evento será realizado no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo no período de 27 de setembro a 27 de outubro

Entre os dias 27 de setembro e 27 de outubro um sofisticado produto genuinamente mato-grossense invadirá as praias do Rio de Janeiro (RJ). Neste período, o público carioca e fluminense poderá conferir um pouco mais sobre a arte e a história do Estado, por meio da "Exposição Fotográfica 100 Anos de Cinema em Mato Grosso" e o lançamento da coletânea "Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso" do pesquisador Luiz Carlos de Oliveira Borges, publicado pela editora Entrelilhas.

O evento ocorrerá em parceria com a Prefeitura do Rio, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 20h e faz parte das atividades em comemoração aos 100 anos do cinema em Mato Grosso. A exposição é uma realização do Instituto Cultural América (Inca) - entidade que coordena as atividades do centenário e realiza o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. No Rio de Janeiro, ocorrerá no mesmo período que o Festival (internacional) de Cinema do Rio 2008 - e conta com as parcerias da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura.

"O centro é uma casa do Século XIX, construída em 1874. Há quatro, desde que assumi sua direção, foi transformado em um espaço pensado para suprir uma lacuna que até então existia no Rio, a questão da fotografia e artes gráficas. Estive em Cuiabá no último Festival de Cinema e gostei muito da exposição. São excelentes fotografias que certamente deverão agradar ao público, que é bastante variado", observa a diretora do Centro Cultural, Ana Durães.

"A imagem que as pessoas de outros Estados tem de Mato Grosso é sempre estereotipada. Geralmente elas acreditam que por aqui temos apenas índio, onças, jacarés, cobras. Não estamos negando toda essa rica diversidade cultural e biológica, pelo contrário, o cinema se esforça também em conservá-las. No entanto, é necessário demonstrar que aqui também se produz arte e cultura, nosso cinema completa cem anos", observou o curador da mostra, Luiz Carlos de Oliveira Borges Borges, que desenvolveu uma pesquisa nas cinematecas brasileiras, UFMT e acervos pessoais para composição do trabalho.



A exposição é itinerante. A primeira cidade a recebê-la foi Cuiabá, onde ficou exposta durante um mês (27 de maio a 27 de junho), no Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT). Agora, segue para o Rio de Janeiro. Também já está confirmada a sua participação em Brasília (DF), durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (novembro 2008) e Campo Grande (MS), provavelmente em janeiro de 2009.

A exposição conta com patrocínio do Ministério da Cultura (Minc), Cinemateca Brasileira, Petrobras, Governo do Estado de Mato Grosso (por meio do Fundo Estadual de Cultura), Prefeitura Municipal de Cuiabá e Rede Cemat (checar com Adriana outros parceiros). Além disso, tem o apoio do SEBRAE-MT, Editora Entrelinhas, Secretaria do Audiovisual do Minc e Cinemateca da MAM.

Temas

Cerca de 100 imagens fazem parte da exposição, que está dividida em seis diferentes sessões, que contam a trajetória do cinema no Estado nos últimos 100 anos a partir dos vários ângulos que envolve a atividade cinematográfica.

A primeira delas denominada "As Salas" reúne imagens dos principais cinemas e salas que existiram ao longo dos últimos 100 Anos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nessa sessão, o público poderá conferir fotos de cinemas de várias cidades dos dois Estados, como Cuiabá, Campo Grande, Corumbá, Cáceres e Aquidauna e Dourados.

Outra parte da mostra que chamará atenção do publico é a sessão "Filmes" da "Exposição Fotográfica 100 Anos de Cinema em Mato Grosso", é uma parte que vai despertar a curiosidade do público mato-grossense. que apresenta as imagens resultantes de uma pesquisa realizada pelo cineasta Luiz Carlos de Oliveira Borges para publicação da sua coletânea "Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso", tendo como fonte de referência a imprensa do Estado.

Neste espaço serão apresentadas fotografias dos primeiros filmes realizados por aqui, como "Rituais e Festas Bororo", de 1916, com direção do fotógrafo da Comissão do Marechal Cândido Rondon, Luiz Thomaz Reis. Outro filme que também está presente na Exposição é o "Alma do Brasil" (1930), de Alexandre Wulfes e Líbero Luxardo.

As outras três sessões são: "Pioneiros", que visa expor os primeiros profissionais do setor que se aventuraram a fazer cinema no Estado; "Arne Sucksdorff", que traz uma série de imagens referente a um dos maiores mitos do cinema mato-grossense, o sueco que chegou a ganhar vários prêmios internacionais, como um Oscar; e "Lufada", que traz os novos filmes e novos realizadores.

O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo fica localizado à Rua Monte Alegre, Nº 306 - Santa Teresa, Rio de Janeiro (RJ). Fone: 2242-9741. O nome do centro é em homenagem à Laurinda, sobrinha do mato-grossense Joaquim Murtinho, uma mulher especial que deu a Santa Teresa vida e graça no início do século passado com seus saraus, onde prontificavam expoentes da vida cultural internacional como, por exemplo, Villa-Lobos e Isadora Duncan.

As comemorações ao centenário tiveram início no último dia 31 de maio, com o lançamento da Mostra "100 Anos de Cinema em MT", com a exibição do filme em película "Alma do Brasil - Retirada da Laguna" (1950), de Líbero Luxardo, com o acompanhamento musical do DJ Farinha.

Mais informações: Instituto Cultural América (65) 3624-5331.

ALUÍZIO DE AZEVEDO
Assessoria de Imprensa do Inca

Sem comentarios em "INFORME CONTA-GOTA OCT: Rio de Janeiro recebe "Exposição Fotográfica 100 Anos de Cinema em MT""

Materias

Comentarios

Sponsors