Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories: Marcadores:

(foto de reunião da OCT/2008)

Semana retrasada tivemos uma boa surpresa e confesso, talvez a melhor do ano! Desde o último dia 15 de Setembro iniciou-se a primeira etapa do MAIOR levantamento de dados sobre a cena cuiabana (jamais visto!), que resultará em um documentário sobre o “Rock cuiabano”, desde os primórdios, até a atualidade. A proposta é muito interessante, e quem está a frente de tudo são três meninas, ambas estudantes do Colégio Raimundo Pinheiro: Bianca, Nick e Sabrini.

A iniciativa é inédita, e o mais bacana de tudo é que na carta de apresentação do Documentário, o grupo faz questão de afirmar a IMPARCIALIDADE e TRANSPARÊNCIA. Ou seja, para felicidade de uns ou infelicidade de outros, tudo que for apurado no processo, não será resultado de ENCOMENDA de grupo X ou Y, mas serão dados brutos, para que todos tirem suas próprias conclusões.

O Documentário está dividido em quatro etapas, conforme diz a Carta de Apresentação (postada na comunidade da OCT):

“1 – Levantamento de bandas – 20/08 a 15/09 – cada banda interessada em participar do documentário deverá encaminhar para o e-mail bandas.independentes.cba@gmail.com seu nome, contato (telefone, email, Orkut, etc) e em anexo alguma arte de evento ou documento afim que comprove que a banda já tocou em algum evento. Caso ainda não tenha tocado, automaticamente a classificaremos na categoria “banda de garagem”, tendo em vista que as bandas serão dividas em duas categorias, a referida, e as “ativas”. Além das categorias, haverão sub-categorias: banda autoral, cover e mista.

2 – FORMULÁRIO – do dia 15/09 a 15/10 serão enviados para cada banda que se cadastrou no documentário um formulário em que esta deverá preencher. Nesse formulário a banda deverá colocar, de acordo com os itens, os detalhes de sua trajetória.

3 – ENTREVISTAS - do dia 15/10 a 30/11 serão realizadas entrevistas com cerca de 20 pessoas escolhidas pela organização do documentário, que variaram de produtores, bandas, público a proprietários de casas-de-shows.

4 – EDIÇÃO DAS IMAGENS E DADOS LEVANTADOS & LANÇAMENTO– do dia 30/11 a 30/12 serão editados todos os dados: levantamento de bandas, formulários e entrevistas coletadas. Ao término, a organização do Documentário organizará um evento para seu lançamento, que provavelmente ocorrerá em Janeiro de 2009.”


Batendo um rápido papo com as idealizadoras do projeto, as mesmas afirmam que a procura das bandas está grande e que inclusive já receberam propostas bem INDECENTES... Devido a toda a repercussão que já está dando, esperam desenvolver um ótimo trabalho!

E realmente é disso que precisamos mesmo: qualificar nossas percepções do que vem a ser o que chamamos de “Cena Cuiabana” – desde quando existe, qual sua história, como foi o processo que resultou no que existe hoje, quem foram e quem são os agentes culturais em Cuiabá, quem são os grupos, quais os seus métodos e peculiaridades, qual o perfil das bandas, público, etc. Acima de tudo, pelos dados que se levantarem, constatarmos o “por que” de em Cuiabá não haver um meio artístico AUTO-SUSTENTÁVEL, o "por que" de não existirem artistas de carreira, e finalmente, darmos nosso diagnóstico. Porém, para que todos esses debates aconteçam, é muito importante que o grupo se mantenha firme e irredutível, quanto a sua proposta principal, mas o mais importante, é que ‘determinados’ grupos culturais de Cuiabá, RESPEITEM e não interfiram nos rumos que possa tomar o documentário.

Parabenizamos a iniciativa e publicamente deixamos aberto o espaço desse blog para os informes do Documentário.

Para aqueles que têm banda, ou que conheçam bandas que não são divulgadas, as organizadoras deixam seus contatos:

- Bianca: 99164810/Bianca_basketcase@hotmail.com
- Sabrini: 84134744/sabrinyramos@hotmail.com
- Nick: 99065132/ Nick_bressan@hotmail.com

PERFIL NO ORKUT DO DOCUMENTÁRIO!

Em breve o Documentário terá um blog, em que todos poderão conferir o andamento dos trabalhos mais diretamente.

Boa sorte!

* Texto de Bruno P. Rodriguês/Assessoria de Comunicação da OCT e vocalista do Pleyades.

13 Comentario para INFORME CONTA-GOTA: PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE O ROCK CUIABANO INICIOU NO ÚLTIMO DIA 15/08!

Anônimo
27 de agosto de 2008 às 17:53

E COM CERTEZA TUDO QUE FOI JOGADO PARA "DEBAIXO DO TAPETE", NO FINAL DESSE DOCUMENTÁRIO, FICARÁ ÀS AMOSTRAS...

MENINAS, UMA DICA: MANTENHA O EXÉRCITO DO CALABREZA LONGE! NO COMEÇO ELES PROPORÃO ALIANÇA, SE DIZEREM NÃO, AÍ, OU ELES COPIARÃO O PROJETO, OU TENTARAM DESQUALIFICÁ-LO. FIQUEM ESPERTAS...

Anônimo
27 de agosto de 2008 às 17:56

rs acho que nem precisa dizer quem fez as "propostas indecentes" né?rssrsrsrsrs

27 de agosto de 2008 às 18:12

massa a idéias meninas

27 de agosto de 2008 às 21:18

Tipo, é SABRINI e não ''Priscila''...
como assim, errou justo meu nome!! ¬¬
*joga o bruno do penhasco*


xDD

27 de agosto de 2008 às 21:29

hahaha desculpe Sabrini! Vou corrigir agora!
bjs!

27 de agosto de 2008 às 22:39

ainda nãão arrumou! ¬¬

27 de agosto de 2008 às 23:59

aeeeeeeeee!!
agora sim! xD

28 de agosto de 2008 às 07:46

Eu vou esperar alguns resultados pra botar fé nessa empreitada!

28 de agosto de 2008 às 14:40

ESSE DOCUMENTARIO VAI TER GENTE QUE FAZ TRAMBIQUES DE MUITO 'VOLUME' AE NO MERCADO, Q VAI TORCER O NARIZ. JA QUE A VERDADE SERA TRAZIDA A TONA, E JOGARA NA CARA DE MUITO MOKELE AONDE INICIOU, E QUEM, OU QUAIS BANDAS E GRUPOS O ROCK EM CBA. TEM MUITAS BANDAS AE DESDE A ANTIGA SS ATÉ AS BANDAS EMO DE HJ. COM CERTEZA VAI TER COLETIVOS, OU ALCATEIAS QUE COMEÇARAO UMA LONGA DISCUSSAO, AO PONTO DE TENTAR ROUBAR PERFIS E ORKUTS DAS PRODUTORAS E DEIXAREM PRA ELAS SOMENTE AS FITAS. LEMBRA DISSO?

Anônimo
28 de agosto de 2008 às 20:58

A proposta da idéia , realmente é inovadora, a preocupação do passado , do presente e especialmente do futuro é hiper importante , isso vai trazer muito frutos pessoal , o importante é sempre continuar , dificuldades, sempre vão aparecer, e sempre enfrentem, que isso os fortaleceram. Muito bom ,parabens as meninas ( algumas ) e a OCT
abraço amigos

29 de agosto de 2008 às 23:43

Mas e o lance da Sabrini ?!

Anônimo
29 de agosto de 2008 às 23:47

Dizem q o pablinho tá atrás das meninas do documentário...coisa boa não sai daí se ele assumir o comando...

1 de setembro de 2008 às 10:54

PARABENS PELA INICIATIVA MENINAS...MUITO BOA MESMO A IDEIA,
SE PRECISAREM ESTAMOS AI PRA AJUDAR!!!
ABRAÇOS

Materias

Comentarios

Sponsors