Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories: Marcadores:



No ano do seu centenário, exposição "Sertão Encantado" homenageia o escritor Guimarães Rosa, reunindo outros três grandes escritores que retratam de forma significativa o tema em suas obras.A exposição ocorrerá entre os dias 20 de agosto e 19 de setembro no museu da Caixa D' Água Velha me Cuiabá.

Uma travessia pelo sertão, essa é a proposta da exposição que marca os cem anos de nascimento de Guimarães Rosa (1908 -1967). A mostra promove um encontro literário entre o escritor mineiro, autor de "Grande Sertão e Veredas" e outros três grandes escritores brasileiros que trabalham o tema em suas obras: Euclides da Cunha (Os Sertões), Afonso Arinos (Os Jagunços e Pelo Sertão) e ainda o escritor Graciliano Ramos (Vidas Secas).

A exposição trará uma programação visual concebida em forma de mandala, com 36 totens de quatro faces, totalizando 144 painéis. As características do sertão retratadas pelos autores serão representadas sob os temas Sol - "paisagem, mito, vontade" - Homem - "vida, amor e morte" - e Sombra -"lida, coisa e fim". Com a assinatura do designer Flávio Vignoli e ilustrações de Roberto Luiz.

Haverá destaque também para a cronologia intercalada da vida dos autores, identificados por cores e tendo como pano de fundo os acontecimentos políticos e sociais mais significativos da nossa história, como a rebelião de Canudos.

Segundo o historiador e curador da mostra, Leonardo José Magalhães Gomes, muitos outros autores exploraram o tema sertão, mas esses quatros podem ser considerados como os mais significativos, não só pela importância social de sua abordagem, mas também por serem aqueles que objetivaram o mais alto grau de realização estética. "Com suas obras, esses escritores mapearam as veredas sertanejas, cujo conhecimento é indispensável para termos uma idéia de nosso país", destacou.

A abertura da exposição será no próximo dia 20, ás 19h. Na solenidade será oferecido um coquetel ao público, no museu do Morro da Caixa D'Água Velha , em Cuiabá. O local é aberto de terça a domingo das 09h ás 12h e das 14h ás 20h. A Caixa D'água Velha fica na avenida Comandante Costa, esquina com a rua Nossa Senhora de Santana em Cuiabá.

Mais Informações: 3023-5714.

2 Comentario para INFORME CONTA-GOTA: Exposição em Cuiabá homenageia Guimarães Rosa

Anônimo
13 de agosto de 2008 às 09:57

Ôpa, gostei.
Eu vou!!!!
heheheh

Anônimo
13 de agosto de 2008 às 11:12

ctz, já estou lá! Massa mesmo!

Materias

Comentarios

Sponsors