Posted by Roberto A Categories: Marcadores: , , ,

Domingão de sol escaldante. 14:00 hs. UFMT.
Reunião extraordinária OCT. Início das discussões e propostas para o estatuto organizacional da cooperativa de artistas e bandas independentes 'Operação Cavalo de Tróia'. Nesse horário, no mesmo que cheguei, as pessoas que formam a 'espinha dorsal' da corporação já estavam presentes: Bruno Rodrigues, Bidú, pessoal do Menorah, pessoas novas nas reuniões (ex-componentes da extinta banda Núcleo Base, interessados na proposta OCT). Aos poucos chegaram Buiú (Angústia & Vitrolas Polifônicas), Luciano Maheler, Rodrigo e seus parceiros do Zortin, Shanel da Angústia e Camilots, High School, pessoal do Pé Rachado. Esperou-se mais alguns minutos, refrigerantes, e deu-se início às atividades extra-ordinárias dominicais.

Enfim, iniciamos as conversas e debates para a criação de um estatuto para as bandas e artistas OCT, algo que normatize e sirva de diretriz para os trabalhos e realizações. Esta foi a reunião mais produtiva e importante desde os inícios dos trabalhos OCT. Muito organizada e ordenada, com todos se inscrevendo para participar das discussões, argumentações, debates.
Considerações iniciais, apresentação de cada um dos presentes, e o estatuto OCT começou ser discutido. A média de presença de componentes por banda foi de um, abaixo da expectativa para a assembléia. Menorah e Zortin, foram as bandas que mais componentes estavam presentes.


"VIVA POR NADA OU MORRA POR ALGUMA COISA"
O conteúdo do capítulo 1 do estatuto já é publicamente conhecido, uma vez que forma o princípio de tudo que a OCT divulgou sob si própria desde que começou a divulgar-se à midia, seja na comunidade orkut, no perfil orkut, ou mesmo neste blog:

"Art. 1° A “Operação Cavalo de Tróia” é uma cooperativa auto-sustentável de bandas, pautada pelos seguintes princípios:
I – Horizontalidade – Todas as decisões são tomadas coletivamente: reuniões ordinárias ou assembléias extraordinárias. Não há hierarquia. Dentro da “Operação Cavalo de Tróia” todas as bandas têm o mesmo direito de voto e voz;
II – Autonomia política e financeira – A “Operação Cavalo de Tróia” não é subordinada a nenhuma organização política, entidade, poder público ou iniciativa privada. Sempre deve optar por buscar sua auto-sustentábilidade econômica e no intuito de garantir a convivência e respeito das diferenças políticas dos diferentes membros da ‘Cooperativa’, colocar-se apartidarista.
a) Na promoção de eventos a OCT, desde que os princípios acima observados não sejam desrespeitados, poderá fazer parcerias. Essas parcerias serão avaliadas nas instâncias deliberativas (dispostas no presente estatuto);
b) Tais parcerias deverão ser sempre provisórias, a fim de que não se estabeleça qualquer vínculo existencial que possa descaracterizar o ‘titulo’ de Cooperativa autônoma. "



Ou seja, desde o início vislumbrou-se algo realmente independente, livre de amarras e 'parcerias permanentes', e como ficou decidido em consenso, isso será mantido a todo e qualquer custo como principal diretriz e proposta OCT.

Músicos protagonistas enfim. Com as espadas em suas mãos.
O que veio na sequência das discussões é a evidência de fato que a OCT constitue-se única e exclusivamente na composição de artistas e bandas com objetivos e metas em comum, e que para participar da cooperativa, basta que a banda, ou o artista, engajar-se em alguns dos segmentos necessários às atividades OCT.

Houve uma pauta referente à questão de presença de ouvintes e curiosos de quaisquer naturezas nas reuniões semanais das quintas normalmente, porém, para participar de assembléias extra-ordinárias (normalmente aos domingos), a pessoa teria que solicitar via prévio-aviso. Ainda assim, para efetivamente votar nas questões a serem decididas, somente as que efetivamente estiveram na cooperativa, as demais, como ouvintes apenas.

Vai ouvindo o MY SPACE da OCT, enquanto o camarada Bruno prepara a segunda parte desta saga, ops, deste artigo.

No rodapé deste nosso blog já está em pleno funcionamento nosso 'VISUALIZADOR DE IMAGENS' com nossa coleção de imagens flickr, de forma fácil e divertida, ao alcance do mouse.

Sem comentarios em "DOMINGO INDEPENDENTE: REUNIÃO EXTRA-ORDINÁRIA OCT-MISSÃO ESTATUTO"

Materias

Comentarios

Sponsors