Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories:


Em 2002 a cena rock cuiabana encontrava-se em ascendência sem precedentes. Havia muito mais artistas e bandas em plena atividade. Os estúdios de ensaio pipocando de bandas ensaiando e gravando. Eventos praticamente todo mês, e mais de um por mês. Há quem ache que estava bem melhor o cenário do que se encontra atualmente.

O maior festival de rock em Cuiabá até aquele momento aconteceu no dia 23 de novembro de 2002. Até então não ocorrera nada com tais dimensões envolvendo bandas locais, afinal foram praticamente 4000 pessoas, e ainda mais num local atípico como o Museu do Rio Cuiabá, local pitoresco, mas que até então não havia recebido evento dessa natureza.

Era o tempo de trazer à tona todo um movimento, e tocar na Mostra Rock Cidadão foi uma das melhores oportunidades que os músicos de MT tiveram, pra fazer de sua arte, realmente arte, e isso foi possível com o festival, pelo seu alcance e dimensões. Havia muita gente excitada pelas possibilidades do evento, artistas e público. Os estúdios de ensaio e gravação da Cuia City estiveram bem movimentados naquele ano (site rock, bandas novas aparecendo, bandas veteranas se desenvolvendo), e especialmente naquele semestre, e tudo conspirava para que o evento fosse bem sucedido. Mas, as bandas, essas sim tiveram bons resultados da mostra, especialmente no quesito popularidade. Era hora de sair das garagens e dos estúdios de ensaios, as bandas cuiabanas estavam prontinhas pra tomar o que era delas, e obter reconhecimento, processo esse que está em pleno crescimento atualmente. O festival mostrou que em Cuiabá havia Rock N´ Roll do bom, de qualidade, de prima.

São muitas as histórias envolvendo a Mostra Rock Cidadão.

As seguintes bandas participaram da arriscada e audaciosa empreitada: Zorato, Strauss, Donalua, Noise Jam (atual FUZZLY), Lynhas de Montagem (na foto deste post: Marcos Borges, vocalista), Durangos, Dupla Face, Zagaia, Alicia Jones, Causa Nova, Rotação 45, Nação (atual LOPES), Tubo de Ensaio, Papo Amarelo, Higpnose, Deefor, e outras tantas como The Breeze (Please A Name, High School) e Contingente Imigrante.

A equipe que faria a sonorização e palco deu pra trás na última hora, nos obrigando a lutar contra o tempo pra agilizar todos os pontos. De cara um prejuízo: não haveria como obter a tempo dois palcos iguais, gerando assim um dos motivos de reclamação das bandas, pois ficou um palco enorme e outro médio. Mesmo as bandas que tocaram no palco menor tiveram grandes performances, tocando pra muito mais gente que o habitual.

Um aspecto bacana é que o som rolou ininterrupto por mais de 8 horas, mal terminava um show num palco, e já se iniciava outro show no outro palco.Bandas como por exemplo Contingente Imigrante até hoje se lembram e comentam que foi ótimo tocar no cidadão. Mesmo com os contra-tempos foi o primeiro evento a contar com shows em dois palcos e som sem parar.

O evento teve caráter beneficente, e arrecadou mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis que foram destinados à doação pra carentes.

As bandas vestiram a camisa, fazendo de tudo pro sucesso do evento, e parceiros diversos também colaboraram bastante. Na equipe estavam, entre outros, Jeanbass Moraes, Dênis Figurante, Fernando Ralado, Klebem Ricardo Filsinger Kunze, e outros colaboradores diversos.

Agora, aos mitos pop!

Como já dito, são muitas as histórias desse dia, mas como é difícil lembrar de tudo, vamos à alguns aspectos, ou pérolas, se preferir:

- Show/Passagem de Som da Strauss.... Mal anoitecia e a Strauss já estava em cima do palco, com o auxílio luxuoso de Lopez, nas regulagens e afins, que sempre tem que rolar. Foi, além de ótima apresentação, elemento fundamental para o festival, pois foi o que fez as pessoas começarem a se aproximar, curtir, e isso foi se ampliando ainda mais. Pérolas do cancionário cuiabano como ´A Lua´ tiveram vez ao lado de sucessos próprios como 'Nada Não Ninguém' e 'Pão Seco', e porradas de Led Zeppelin e Rage Against The Machine. Facchini e Sardinha, parceiros e pau-pra-toda-obra, como sempre.
- Dossiê dos 80/Contingente... Apesar, de tocarem no palco menor, causaram um dos maiores estragos do festival, no bom sentido, um showzão, principalmente pra quem curte clássicos dos 80 como Plebe Rude e Legião, e mais que isso: o contingente mostrou que já tinha público, e que esse público conhecia algumas de suas músicas, por exemplo: 'República do Adeus'.
- Possibilidade Grunge:Deefor e Noise Jam.... Foi no cidadão que essas bandas apresentaram seu grunge pras massas, e foi a partir daquilo que se cogitou a possibilidade das bandas apontarem pro futuro, pois tiveram boa recepção.
- Veteranas X Novatas?? Empate. Bandas veteranas como Rotação 45, Lynhas de Montagem e novatas (pero no mucho) como Causa Nova e Nação comprovaram serem grandes bandas ao vivo para shows com grandes platéias, causando impacto pelo entrosamento, e pela reação das pessoas. Naquele momento ficou claro que hits locais como 'Mulher de Brinde', 'Afeganistown', 'Gato Entre os Pombos', 'Esquecer' estavam cada vez mais conhecidos no cenário.
- Pop/Dance/Black.... Diversidades de estilos...Papo Amarelo apresentou sua mistura black dance pop, resultando num excelente ponto de destaque da mostra, os músicos estavam no auge da forma, e as músicas já tinham vida própria, como ´O Boi´ e ´Paraíso Guimarães´, já bem conhecidas. Farinha (atualmente DJ Faras), Dudi , Lehr e Godoy tinham um espetáculo conciso e divertido, e talvez tenha sido um dos maiores públicos da banda. Ótimo.
- Estilos, Tendências... Bandas como Zorato, Alicia, Zagaia, Gabiroo e Durangos, por exemplo, confirmavam a superioridade das bandas daquele período, estilos distintos, apresentações bombásticas e profissionais, confirmando que a salada rock quando temperada com parcimônia, funciona.

Período realmente fértil. Bandas como Ruzga e Extremunção demonstrando maturidade e trabalho autoral de gente grande. Fato difícil contestar que existia muito mais qualidade, não só nos artistas, como nos eventos.

Continuaremos com nossos 'túneis do tempo'...

Texto: Roberto A, equipe OCT

Sem comentarios em "TÚNEL DO TEMPO OCT PARTE 1: CENA CUIABANA EM 2002"

Materias

Comentarios

Sponsors