Posted by cavalodetroia.blogspot.com Categories: Marcadores: , , , ,



A reunião semanal dessa vez aconteceu na quarta-feira (26/12) e além de contar com representantes das bandas Partenza, Pleyades, Raiva em Paz, Antrochaotic, Zortim, Vitrolas Polifônicas e Praxys, contou com representantes do Espaço Cubo e Igor Cavalieri (produtor musical cuiabano).

A proposta era de que fossem quatro pautas para reunião:
Relações da OCT com outros agentes culturais em Cuiabá;
Redação do BLOG;
Condições estruturais e formato do evento de lançamento da OCT;
Planejamento de expansão de idéias discutidas internamente na OCT.

A reunião começou com informes:
Roberto, membro do Partenza conseguiu fechar a galeria do Pádua para lançamento da OCT no dia 29 de março de 2008;
Bruno já deu início na criação do perfil “Cavalo de Tróia”no site “bandasdegaragem” e Luciano Maher os trabalhos no sites “My Space” e “Palcomp3”. Ambos pediram que todas as bandas interessadas em participar da cooperativa OCT enviassem músicas em arquivo mp3, releases e fotos;
Partenza, uma bandas com disposição a cooperar, e uma das mais atuantes da cena, foi das primeiras a acreditar na proposta OCT, se apresentará na virada do ano em Chapada, e será uma oportunidade para se divulgar a OCT publicamente;

Feito os informes, Bruno inicio a primeira pauta: “Relações da OCT com outros agentes culturais em Cuiabá”. Começou, pois, destacando o fato de a OCT, em suas primeiras discussões, não ter declarado guerra aos “produtores”, mas ter optado (respeitosamente) trabalhar e dialogar diretamente com as bandas. Buscar uma nova perspectiva. Constituir-se como um Grupo de trabalho, por avaliar que as bandas juntas (todas com as mesmas dificuldades e quase sempre com os mesmo objetivos) podem desenvolver um método de trabalho em comum, contrário ao que o mercado nos impõe (todos contra todos!).

Armad do Espaço Cubo, então fala o motivo da participação na reunião: conhecer a OCT pessoalmente e reconhecer os objetivos em comum. Em seguida, Tênio, membro do Partenza, comenta sobre suas impressões sobre a matéria veiculada no blog – "http://www.hellcity.blogger.com.br" - sobre a OCT e um de seus agentes – Roberto. Em linhas gerais, este comenta que foi um ataque gratuito e desnecessário, uma vez que nunca houve um contato direto com a redação do Blog e a OCT. Armad, por sua vez, explica que a matéria publicada, pode ter vindo de um e-mail, já que a redação do Hellcity recebe-os diariamente. Bruno, questiona os critérios para publicação e Julio Mangini (Antrochaotic) comenta que não deveria ser confundida a “liberdade de expressão” com incoerência.

A reunião, em termos gerais, se resumiu a primeira pauta. Esta, sendo dado o seu start, girou em torno de afirmações das características de trabalho escolhidas pela OCT nesse primeiro momento – discussão diretamente com as bandas sobre auto-sustentação-, que como exemplo, em determinado momento da reunião, Carlos, um membro do Vitrola Polifônicas, comentou sobre eventos que já foram organizados por bandas e os respectivos lucros, divididos entre todas, garantindo, não a sustentação da banda, mas uma ajuda direta (portanto não abstrata, mas material) para a existência da mesma. O mesmo destacou que desde o inicio, a OCT colocou em pauta tal discussão.

Carlos Benjoino, membro do Raiva em Paz, destacou que dentro da OCT não se era exigido nada semelhante a “fidelidade partidária”. Uma banda que toca nos eventos da OCT, pode tocar em eventos organizados por outros produtores. Entretanto, se a mesma está dentro da OCT, em qualquer empreendimento do Coletivo, deve se empenhar como todas as outras bandas. Se houver lucro, será divido para todas. Se haver despesa, semelhantemente.

Armad comenta que a discussão sobre “cachê” para as bandas é uma discussão antiga e que algumas alternativas encontradas pelo E.C. foi a adoção dos “cubo-cards”. Exemplifica algumas situações de quê, bandas que participaram de eventos, ao invés de ganhar dinheiro diretamente, gravaram músicas gratuitamente no estúdio gerido pelos mesmos.

Posteriormente a muitas falas, novamente ficou evidenciado que a OCT, enquanto um grupo em formação, um novo espaço de discussão de uma nova perspectiva, se manterá em discussão diretamente com as bandas. Tal posicionamento, como foi afirmado em quase todas as falas, não implica em uma situação de conflito com outros agentes, mas em fortalecimento das discussões e do coletivo. Segundo Carlos Benjoíno, o evento de lançamento será feito integralmente com os esforços das bandas envolvidas na OCT. Nesse primeiro momento, como também foi evidenciado por Bruno, a OCT mantém-se numa “política de respeito” a outras movimentações.

A reunião concluiu-se com tais discussões. As outras pautas, ficaram para a próxima reunião da OCT (a primeira no ano de 2008!). Tal reunião ocorrerá na próxima quinta (3/1) no IL/UFMT a partir das 19hs e terá as seguintes pautas:
1- Redação do BLOG;
2 -Condições estruturais e formato do evento de lançamento da OCT;
3 -Planejamento de expansão de idéias discutidas internamente na OCT.

Sugestões de pauta é só enviar para o e-mail: ocavalodetroia@gmail.com ou perfil de orkut – “O cavalo de tróia

Ata por Bruno P. Rodrigues/Vocalista do Pleyades

Sem comentarios em "ÚLTIMA REUNIÃO DA OCT EM 2007"

Materias

Comentarios

Sponsors